BLOG

Mitos e verdades sobre empreendedorismo

Mitos e verdades sobre empreendedorismo
13 de outubro de 2016 • 09h18 • atualizada 13 de outubro de 2016

O termo empreendedorismo aparece regularmente em uma conversa sobre negócios. Muitas coisas são ditas sobre empreender, como esta iniciativa permite ter liberdade financeira ou beneficia a sociedade. Mas, de fato, tudo o que dizem é verdade?

O Brasil se destaca pela criatividade em comparação a outros lugares do mundo e podemos dizer que o empreendedorismo é um movimento bastante significativo. Acontece que muita coisa é dita, mas nem tudo é verdade. Por isso, a SOS criou uma lista das declarações mais comuns quando o assunto é empreender. Confira:

O Brasil é líder do ranking de empreendedorismo

Verdade. Uma pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em mais de 100 países aponta o Brasil como um dos primeiros do ranking. Superamos, inclusive, a China, Estados Unidos, Reino Unido e França.  Em dez anos, nossa taxa de empreendedorismo passou de 23% para mais de 34%.

Se todo mundo gostou, sua ideia vai funcionar

Mito. Em primeiro lugar: quem é “todo mundo”? Pode ser que você esteja comentando sua iniciativa com amigos, familiares ou pessoas que não têm o perfil do seu público-alvo. O resultado é uma crença de que sua iniciativa vai ser um sucesso. Aliás, talvez é mais importante perguntar o que não está legal ao invés de buscar aprovação. De um jeito simples, você só vai saber se a sua ideia está funcionando quando começar a receber ordens de compra.

É melhor não contar para ninguém e guardar segredo

Mito. Ok, você tem uma ideia brilhante e acha que vai ter sucesso, mas tem medo de comentar com as pessoas e ter sua iniciativa roubada. O fato é que há mais de 7 bilhões de pessoas no planeta e ao menos 10% delas empreende (Endeavor). Ou seja, por mais que seu conceito seja genial, é possível que outras pessoas tenham um projeto parecido. Além disso, feedbacks gabaritados são ótimos para aprimorar a sua iniciativa.

Abrir uma empresa é um processo muito demorado no Brasil

Mito. Esse processo já foi o pesadelo de quem queria começar seu próprio negócio, mas há cidades no Brasil onde é possível abrir uma empresa em menos de 15 dias. Além disso, os novos programas de abertura de CNPJ - MEI e SIMPLES - facilitam e muito tirar a empresa do papel e começar a operar rapidamente.

Uma empresa no Brasil raramente consegue crescer

Verdade.  Há várias explicações para confirmar, tais como a falta de preparação dos empreendedores ou mesmo as altas cargas tributárias. No nosso país, que tem mais de 4,5 milhões de empresas, menos de 1% cresce mais de 20% anualmente. Felizmente, é uma característica que podemos melhorar com educação empreendedora e com a busca de regimes tributários mais adequados.

Só quem já tem dinheiro consegue empreender

Mito. Obviamente, contar com recursos prévios facilita qualquer coisa, mas não é eliminatório. O empreendedor pode procurar fontes de financiamento, criar programas de crowdfunding (financiamentos colaborativos), encontrar um investidor anjo, e outras mais. Acreditar que dinheiro é garantia de sucesso e perenidade do empreendimento, por outro lado, também é um mito: o importante é que a ideia funcione e encontre os clientes necessários.

Empreender é complexo, mas não é impossível. Tem a ver com dedicação diária e comprovação de fatos e tendências de forma empírica. Quer aprender tudo sobre empreendedorismo? Então venha para a SOS e conheça o curso Formação Empreendedora. Não perca mais tempo e comece a trazer bons resultados para sua vida profissional.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário

VEJA TAMBÉM

Separamos cursos que agregam
o seu conhecimento profissional

Mitos e verdades sobre empreendedorismo
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu