BLOG

Como criar uma startup de sucesso?

Como criar uma startup de sucesso?
28 de janeiro de 2020 • 11h06 • atualizada 28 de janeiro de 2020

Se você tem vontade e quer se planejar para criar uma startup, já deve saber que o caminho é cheio de aprendizados e que nem sempre é rápido. Tudo deve ser pensado para se ter sucesso como resultado, mesmo passando por muitos desafios. Então, para te ajudar, vamos dar algumas dicas para você driblar todos os obstáculos e ter uma startup incrível. Confira!

Compartilhe a ideia

Muitos pensam que não contar a ideia para outras pessoas traz mais sorte para o negócio, mas para ter sucesso, o ideal é fazer o contrário! Compartilhe o que você está pensando em criar e como está o planejamento, receba feedbacks e veja se a ideia é viável mesmo com as críticas (positivas e negativas).

Comprometa-se (realmente)

É importante saber que deve existir comprometimento com o projeto e MUITA dedicação! Criar uma startup ocupa um tempo longo e, às vezes, mais do que o esperado. Entenda que você terá muitas coisas para encarar, mas que serão grandes oportunidades! Além disso, tenha certeza da ideia e de com o que você ainda quer trabalhar daqui a alguns anos.

Busque ter confiança

É fundamental ter confiança em seu próprio trabalho e projeto. Assim, tudo irá para frente de forma mais racional e tranquila. Isso também ajuda a convencer as outras pessoas de que vale a pena investir em sua startup!

Aprenda o máximo que puder

Você sabe que estudar e adquirir conhecimento é importante em qualquer momento da vida, certo? Enquanto se cria uma startup, isso não deve ser diferente. Estude matérias como marketing, planejamento de negócios e contabilidade. 

Monte uma boa equipe

Um bom time e com integrantes dispostos a trabalhar faz muita diferença no caminho para alcançar o sucesso! Por isso, escolha as pessoas certas e que façam tudo acontecer para fazerem parte da sua startup, já que você não conseguirá ficar com eles o tempo todo. 

Não tenha pressa

Você pode pensar que ter mais pessoas na equipe vai acelerar o crescimento da startup e, assim, o sucesso será conquistado mais rápido. Porém, geralmente, o que acontece é a perda de foco no seu objetivo, já que tudo acontece de uma vez só. Por isso, não tenha pressa de aumentar o seu time rápido demais ou de querer que os resultados apareçam do dia para noite. 

Economize no início

O começo de uma startup é um período de economizar e controlar os gastos. Seja organizado em relação às finanças e tente não gastar em serviços que você mesmo pode realizar, por exemplo. Lembre-se também de separar as contas da empresa das pessoais.

Invista em marketing

Para o caminho até o sucesso, o marketing é uma ótima estratégia! Atualmente, as redes sociais são mais baratas e também uma forma rápida de alcançar o seu público-alvo. Nelas, você divulga o seu produto e ainda fica em contato com as pessoas. 

Além disso, planeje-se para fazer propagandas do seu produto por meio de distribuições de amostras grátis ou de entrevistas para mídias. Por isso, não basta apenas ter contas ativas nas redes sociais; é importante investir na gestão estratégica e aproveitar bem esses meios, principalmente os que têm acesso pelo celular.

Tenha um bom produto e um bom nome 

Para o seu negócio ter sucesso, é legal ter um produto ou um diferencial que atraia o público mesmo sem ter que ir atrás de influenciadores para divulgá-lo - prática muito comum atualmente, principalmente por conta das redes sociais. Pense também num nome bem legal e atrativo para a sua startup, mas, além disso, para uma marca. Ele deve ser algo simples, fácil de guardar e que cause uma boa impressão logo de primeira. 

Pesquise os preços

Faça uma pesquisa de mercado para ter certeza se o preço do seu negócio ou produto é condizente com o seu público alvo. Pesquise os concorrentes e, caso necessário, ofereça um preço menor, mas que não te deixe no prejuízo!

Essas são algumas dicas para você começar a tirar os seus planos do papel, já focando do futuro sucesso da sua startup! Continue acompanhando o blog da SOS para ler mais sobre empreendedorismo: 

8 habilidades para quem quer trabalhar em startups

Mitos e verdades sobre empreendedorismo

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como criar uma startup de sucesso?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu