BLOG

UI e UX Design: qual é a diferença?

UI e UX Design: qual é a diferença?
09 de abril de 2019 • 17h19 • atualizada 09 de abril de 2019

O design é uma ferramenta essencial para garantir que uma marca terá uma boa performance, seja ela no mundo do marketing digital ou não. No entanto, ainda é comum se deparar com uma grande confusão quando o assunto são as estratégias relacionadas a esse segmento - e qual a diferença e o impacto que cada uma delas pode causar no público. Por isso, nós explicamos para você qual é o papel do UI e do UX design para uma boa estratégia. Confira!

O que é UI?

UI é a abreviação de User Interface, ou interface do usuário em português. Essa expressão indica as atividades desempenhadas pelo designer de interfaces, ou seja, o profissional que se preocupa em criar o projeto visual de uma plataforma digital, como sites, aplicativos ou sistemas interativos diversos.

Seu papel principal é criar um tipo de “roteiro de usabilidade”, certificando-se de que o usuário está navegando em uma plataforma da maneira ideal e percorrendo um caminho pré-determinado. No entanto, apesar de essa interação e esse controle de um dispositivo ser programado pelo UI designer, o usuário deve sentir que segue um caminho extremamente natural e orgânico.

Assim, ao projetar um “guia” bem planejado, o designer tem a certeza de que o público não irá “fugir”, mas sim cumprir as atividades idealizadas para tal plataforma. Nesse sentido, o UI é extremamente vantajoso, já que ele se certifica de que o público irá executar uma tarefa muito importante.

Um ótimo exemplo são os sites de e-commerce. Ao garantir que o usuário irá navegar de maneira tranquila e fácil pelo endereço da web, o profissional assegura de que ele terá facilidade para escolher o produto, colocar no carrinho e efetuar o pagamento. Já aqueles sites bem confusos, com inúmeras informações e opções desconexas, são um exemplo claro de um projeto com um UI mal executado; afinal, é muito comum que os usuários naveguem para lá e para cá, mas não encontrem a informação-chave que procuravam.

Um bom projeto de UI é capaz de antecipar as necessidades do usuário, envolvendo-o em uma navegação bem simples e intuitiva. Mas cuidado! O UI design existe apenas para interfaces visuais. Então se não há tela, não há user interface, OK?

O que é UX?

UX é a abreviação de User Experience, ou experiência do usuário em português. O termo é usado para se referir ao estudo comportamental dos usuários, o qual é realizado com o objetivo de compreender como entregar a melhor experiência para o usuário - seja ela no mundo on-line ou não.

Porém, um diferencial interessante desse profissional é que, aliada às necessidades do usuário, também há uma grande preocupação em se certificar de que a empresa também tem seus objetivos alinhados à plataforma em questão. Portanto, há um diálogo direto e constante com todas as formas de interação que uma plataforma permite, criando e sincronizando esses elementos e o que a empresa realmente deseja com isso.

A principal pergunta que envolve o trabalho de um UX designer é como uma pessoa se sente ao usar os produtos ou plataformas de uma marca. Dessa forma, busca-se proporcionar uma boa experiência ao usuário, marcando-o com uma emoção positiva e significante. Assim, é possível não só valorizar a relação usuário versus marca, mas também garantir que ele ficará satisfeito e a empresa irá expandir os seus negócios.

Já que há tal preocupação com todas as frentes do design de interação, esse profissional também lida com a arquitetura da informação, a estruturação do conteúdo, o design visual, os fatores de interação ser humano-computador e outros muitos elementos. Por isso, é seguro dizer que o UX designer não só precisa ter conhecimentos complementares de design, mas também lidar diretamente com questões intrínsecas ao UI.  

O curioso é que a user experience não está totalmente restrita à tela dos smartphones e computadores. Um controle remoto, um carro e até mesmo uma maçaneta podem exigir conhecimentos específicos do designer, que deve projetar tais interfaces pensando na experiência que o usuário terá ao lidar com elas e o quão simples e intuitiva essa relação será para realizar uma tarefa.

E aí, percebeu a diferença entre UI e UX design? O UI está sempre preocupado em guiar o usuário por uma plataforma, enquanto o UX designer é o profissional que se dedica a transformar esse roteiro em uma experiência extremamente positiva. Portanto, nada de confusão, OK? Esses papéis não são opostos entre si, mas sim essencialmente complementares.

Se você curtiu esse texto, aproveite a visita ao nosso blog e confira também:

7 livros que todo designer gráfico deve ler

Conheça a Go, linguagem de programação da Google

É muito difícil desenvolver um aplicativo? O que é necessário?

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
UI e UX Design: qual é a diferença?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu