BLOG

Tendências tecnológicas que mudaram a área de design

Tendências tecnológicas que mudaram a área de design
04 de março de 2020 • 14h21 • atualizada 04 de março de 2020

Com o passar dos anos, os conceitos de design evoluíram, alguns surgiram e outros foram alterados. Nesse processo de evolução, a tecnologia tem papel importante, uma vez que o mundo e a sociedade mudaram, assim como as exigências do mercado. Neste texto, você conhecerá algumas tendências tecnológicas que mudaram os conceitos de design.

Design de informação

Ao longo do tempo, alguns fatos marcaram a história da humanidade e guiaram a evolução da sociedade. Foi assim com a Revolução Industrial, que iniciou o processo de modernização das cidades no ano de 1760. O desenvolvimento da tecnologia é outro fator que revolucionou a vida das pessoas, dando novas perspectivas de consumo de informação, mudando a maneira como as pessoas interagem entre si e como utilizam seu tempo. 

O campo do design foi completamente influenciado por essa mudança, uma vez que também precisou se modernizar para atender a demanda de outros tipos de mídias que ganharam força, como o meio digital. 

Softwares de criação

O trabalho dos designers foi muito facilitado com o desenvolvimento de softwares especializados na criação de artes e na elaboração de projetos, que têm inúmeros recursos e possibilidades de montagens. Esses programas permitem que o profissional tenha prévias de como o produto final ficará e, se necessário, que faça correções.

Segurança de dados

A proteção de dados no ambiente virtual é uma necessidade que cresce cada vez mais. A criação da Lei Geral de Proteção de Dados foi necessária para criminalizar aqueles que usam a tecnologia para fins ilícitos e prevê uma série de exigências para usuários que trabalham utilizando o dado de pessoas e empresas. No design estas imposições agem diretamente, uma vez que se trabalha, muitas vezes, com dados de empresas e clientes, por isso é preciso ter meios de proteção para estas informações.

Equipamentos modernos

Além dos softwares, a tecnologia permitiu a criação de equipamentos que auxiliam e facilitam o trabalho do profissional de design. A mesa digitalizadora, por exemplo, dá mais liberdade e conforto para desenhar, pintar e criar novas peças.

Design generativo

O termo se baseia na ideia da criação de peças e objetos utilizando a inteligência artificial como aliada. Os designers oferecem as possibilidades para gerar um novo produto e especificam as características por meio de algoritmos. O programa, então, analisa as possibilidades e oferece soluções que muitas vezes estão além da capacidade humana de elaboração. Por isso esses softwares são tão importantes para a área de design.

Divulgação

Não podemos esquecer de mencionar que graças a popularização da internet e a facilidade de comunicação com pessoas de qualquer lugar do mundo, coisa que foi desenvolvida ainda mais nos últimos anos, a tecnologia é uma grande vitrine para os profissionais do design, uma vez que há plataformas de hospedagem de projetos e trabalhos, bem como as redes sociais, que são aliadas na comunicação e divulgação de materiais profissionais, mudando a maneira de como vender os trabalhos e ser procurado para realizá-los.

A tecnologia dita muitas mudanças no mundo moderno, e o design não fica para trás nesse processo. Se você quer saber mais sobre design, que tal conferir os conteúdos do nosso blog?

Design: as tendências da área para 2020

O que é uma mesa digitalizadora?

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Tendências tecnológicas que mudaram a área de design
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu