BLOG

Quanto ganha um motion designer? Como entrar na profissão?

Quanto ganha um motion designer? Como entrar na profissão?
28 de agosto de 2019 • 16h54 • atualizada 28 de agosto de 2019

O design é uma área que oferece muitas oportunidades! Recentemente, a carreira de motion designer vem se destacando entre os profissionais da área que gostam de design gráfico e de animação. Neste post, nós contamos para você quais são as principais atribuições desse profissional, com quais jobs ele lida em seu dia a dia e qual é o salário médio para essa função. Confira! 

O que é um motion designer?

O termo motion designer já era comum no segmento da animação, e é muito mais antigo do que se imagina. De maneira geral, o conceito de motion graphics - ou videografismo, em português - faz parte do universo audiovisual desde o surgimento do cinema e da televisão. No entanto, o tema se transformou em uma grande tendência do design audiovisual ao longo dos últimos anos. O motion designer, também conhecido como designer de animação, trabalha com a produção de animações ou modelagem 3D para produtos audiovisuais, entre os quais estão filmes, vídeos ou séries. 

De maneira simplifica, o motion designer é, portanto, quem dá vida ao design gráfico através de técnicas de animação. Como o nome sugere, essa função está diretamente relacionada ao design do movimento, e envolve a produção de elementos gráficos e artísticos variados, entre os quais estão personagens, vinhetas, tipografias e infográficos, o que torna o recurso interessante para a produção de conteúdos variados. 

Onde um motion designer pode atuar?

Devido ao crescimento deste segmento, os motion designers encontram uma série de novas oportunidades no mercado de trabalho. É possível atuar na produção de conteúdos, como vídeos institucionais, tutoriais ou treinamento, vídeos de produtos, aberturas de novelas, sites, propagandas e videoclipes, por exemplo. Além disso, esse profissional pode trabalhar para canais de televisão, plataformas on-line, agências de publicidade, estúdios de animação ou também optar atuar como profissional freelancer.

Apesar de cada conteúdo ter as suas particularidades, ainda é possível mesclar o motion design com outras técnicas, como animação 2D ou 3D, chroma-key ou gravações normais. No entanto, é necessário ter em mente que o principal papel de um motion designer é atuar no desenvolvimento de concepções gráficas discutidas com o diretor de arte. Entre os benefícios do motion graphics está a maior praticidade para produzir um volume de vídeos mais significativo, e também a facilidade para explicar alguns assuntos de maneira mais efetiva e rápida.

Em muitos casos, é a possibilidade de atuar com design gráfico e animação que atrai muitos profissionais para essa carreira. Devido à sua importância no meio audiovisual, os motion designers são bem remunerados. De acordo com o site Vagas.com, um motion designer ainda no começo de sua carreira pode receber até R$ 2.300,00. Ao longo de sua experiência no universo profissional, é possível que seu salário alcance até R$ 5 mil. 

Venha para a SOS!

E aí, curtiu a carreira de motion designer? A SOS pode ajudar você a transformar a sua paixão em carreira! Aqui você encontra cursos pensados para ajudar você a mandar bem nas áreas de design gráfico e animação. Confira os nossos cursos, desenvolvidos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho:

Designer Gráfico Tech

Animador em 3D Studio Max

Editor de Vídeos

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Quanto ganha um motion designer? Como entrar na profissão?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu