BLOG

O que é uma mesa digitalizadora?

O que é uma mesa digitalizadora?
15 de janeiro de 2020 • 09h06 • atualizada 15 de janeiro de 2020

Um dos acessórios mais úteis (e legais) para quem é um profissional da área de design gráfico é a mesa digitalizadora. Com ela, fica muito mais fácil desenhar ou editar as criações, pois permite mais liberdade de movimento e controle, como se fosse uma prancheta digital. Se você quer saber mais sobre como funciona uma mesa digitalizadora, acompanhe o post! 

O que é?

A mesa digitalizadora é um acessório digital, no qual você pode escrever e desenhar usando uma “caneta” que vem com a mesa. Tudo o que você registra nessa mesinha aparece na tela do computador. Alguns modelos, conhecidos como “tablet gráfico”, possuem um visor próprio que mostra tudo o que você escreve ou desenha, como se fosse papel e caneta. É muito útil para designers profissionais ou pessoas que gostam de criar, ilustrar e desenhar. 

Como usar?

É bem simples de usar! Apenas conecte-a no computador, usando o cabo USB ou via Bluetooth. Logo na primeira vez em que ela for ligada, espere a instalação automática. Caso não comece sozinha, use o CD que vem com a mesa digitalizadora e instale. Coloque-o no computador e siga as instruções que o programa indicar. 

Após fazer isso, abra o programa de edição de imagens que você gosta de usar e utilize a caneta da mesa digitalizadora. Dependendo da caneta, você pode fazer traços fininhos ou mais grossos. A maioria dos modelos funciona com Windows e MacOS.

Quais são os tipos?

Existem modelos básicos, médios e avançados. Por isso, há sempre um ideal para o seu trabalho. Você pode escolher um com tela sensível ao toque e que funciona com a caneta, ou um modelo mais avançado, que é semelhante a uma tela de pintura interativa e possui um visor. Alguns modelos têm botões extras, usados como atalhos para abrir um programa de maneira mais rápida, por exemplo.

E os programas de edição?

As mesas digitalizadoras geralmente já têm um pacote gratuito de programas de edição para baixar no computador. Na internet, há vários tutoriais para dar uma ajudinha na criação. Mas, caso ela não tenha um programa de edição, é possível desenhar com o Paint, Photoshop ou Illustrator. Além desses, existem outros programas gratuitos para desenhar.

Gostou de saber como funciona uma mesa digitalizadora? Com certeza é um ótimo investimento para o designer e para os profissionais que desenham e ilustram bastante! 

Acompanhe o blog da SOS e veja outros posts sobre design:

Designer gráfico e web designer: qual a diferença?

Design thinking: o que é e como aplicar

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
O que é uma mesa digitalizadora?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu