BLOG

O que é teoria das cores?

O que é teoria das cores?
22 de junho de 2017 • 14h36 • atualizada 22 de junho de 2017

Você já percebeu como as cores influenciam as nossas escolhas diárias? Seja na roupa que você escolhe antes de sair de casa pela manhã ou na fruta que você compra na feira, parte das nossas decisões são tomadas a partir das cores que enxergamos. Assim, existe uma teoria que estuda, explica a maneira como enxergamos as cores e como isso se reflete no nosso comportamento: a Teoria das Cores.

A Teoria das Cores trabalha principalmente a relação entre cor e luz, ou seja, determina que a cor é uma propriedade da luz e não dos próprios objetos. Então, as cores seriam sensações produzidas pelos nossos olhos e não algo que “existe”, de maneira concreta.

Sendo o processo de enxergar cores uma sensação fisiológica, a forma como elas se refletem nos objetos e como interagem uma com a outra tem efeitos psicológicos sobre os seres humanos.  E para atingir e causar sensações em um determinado grupo, o design se utiliza da teoria das cores nas suas produções. Confira o conteúdo da SOS especial para quem se interessa por essa área:

AS CORES

Cores luz (aditivas)

As cores aditivas são aquelas produzidas pela luz, ou seja, quando a luz é emitida pelo próprio objeto. O sistema RGB (red, green e blue), usado na produção de design para web, é composto por vermelho, verde e azul, cores aditivas e primárias que definem as outras de acordo com a quantidade que possuem de cada uma delas. O seu sistema oposto é o CMY (cyan, magenta e yellow), compostos pelas cores ciano, magenta e amarelo. A junção das cores aditivas resulta em branco.

Cores pigmento (subtrativas)

As cores pigmento têm origem na absorção da luz, ou seja, quando a cor refletida é aquela não absorvida pelo objeto. O sistema RYB (red, yellow e blue), comum à indústria da tecelagem, é composto das cores primárias e opacas vermelho, amarelo e azul, que juntas, resultam em cinza. Para clareá-las, usa-se branco e para escurecê-las, usa-se preto.

As cores pigmento transparentes fazem parte do sistema CMYK (cyan, magenta, yellow e black), usado principalmente para impressão de materiais. As cores primárias aqui seriam ciano, magenta, amarelo e preto. Inclui-se o preto, pois a mistura dos três não resulta em um preto “puro”, apenas em um cinza escuro.

Cores secundárias e terciárias

As cores secundárias e terciárias são aquelas produzidas a partir das cores primárias. Combinando cores primárias, tem-se uma cor secundária e, combinando uma cor primária com uma secundária, tem-se uma terciária.

O Disco de Cores, criado por Isaac Newton para demonstrar a decomposição de cores da luz branca, é uma forma de entender como as cores se combinam.

PROPRIEDADES DAS CORES

Cada cor tem três propriedades que a definem: matiz, saturação e brilho.

Matiz

Matiz é a primeira propriedade da cor, que vai definir a sua tonalidade. É a primeira percepção que se tem sobre a cor refletida.

Saturação

A saturação refere-se à pureza da cor, definida pela quantidade de cinza que foi adicionado a ela. Quanto mais cinza, menos saturada é a imagem e vice-versa.

Brilho

O brilho é referente à luminosidade, sendo maior ou menor em algumas cores. Para variar o brilho de uma cor, adiciona-se branco para aumentar e preto para diminuir.

Harmonia de cores

As cores podem funcionar de maneira harmoniosa ou causar estranhamento quando combinadas. O Círculo Cromático é uma maneira simples de identificar como o olho humano vê as cores e como elas podem ser combinadas de forma harmoniosa. Confira:

Cores complementares: como mostrado abaixo, as cores complementares são aquelas diretamente opostas no Círculo Cromático, em uma combinação com bastante contraste. Para as cores primárias, a sua cor complementar é uma cor secundária que resulta da combinação entre as duas outras primárias. Existe ainda a combinação de cores complementares divididas, as cores à esquerda e à direita daquela diretamente oposta no Círculo Cromático.

Cores análogas: já as cores análogas são as cores “vizinhas” no Círculo Cromático, normalmente compostas por uma cor primária e duas adjacentes, ou seja, derivadas dela. É uma harmonia com bem menos contraste entre as cores. Ainda existem as combinações de duas cores análogas mais uma complementar e análogas relacionadas, em que a terceira cor é pulada.

Cores intercaladas: cores que intercalam-se no Círculo Cromático e criam harmonias com bastante contraste.

Cores triádicas: as cores triádicas são equidistantes no Círculo Cromático.

Cores tetrádicas: harmonias com dois pares de cores complementares.

Cores em quadrado: harmonia com cores equidistantes que formam um quadrado no Círculo Cromático.

Monocromia: harmonia formada com uma mesma cor variando tonalidades.

TEMPERATURA DE COR

Dividindo o Círculo Cromático em duas partes, temos as cores quentes (com predominância do vermelho e do amarelo) e as cores frias (com predominância do azul e do verde). As cores quentes são normalmente associadas a sensações intensas, enquanto as frias são normalmente relacionadas à tranquilidade.

CONTRASTE

O contraste é a relação entre as cores que define as suas diferenças. Quando duas cores contrastam, essas diferenças são intensificadas. O contraste pode acontecer entre cores saturadas ou complementares, explorando a luminosidade, a temperatura de cor, entre outras propriedades.

AS CORES E A MENSAGEM

A maneira com que as cores são combinadas (harmonia) e as diferentes propriedades delas que são exploradas estimulam diferentes sensações quando vistas pelo olho humano. Existem diversos estudos sobre o assunto, que relacionam certas harmonias de cores com tranquilidade ou agressividade, por exemplo, e que fazem toda a diferença no planejamento de uma estratégia de marketing.

Interessado em começar uma formação na área de design? Conheça as opções de curso em Design e Web da SOS! Procure já uma unidade perto de você e garanta destaque para o seu currículo. Cadastre-se no site e receba um desconto especial na matrícula!

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
O que é teoria das cores?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu