BLOG

Material Design: o que é e como essa proposta pode revolucionar o design?

Material Design: o que é e como essa proposta pode revolucionar o design?
24 de setembro de 2019 • 15h17 • atualizada 24 de setembro de 2019

Você já ouviu falar sobre Material Design? A metodologia de design formulada pela Google vem ganhando espaço entre a comunidade internacional de design, e também é bem vista entre os desenvolvedores de todo o mundo. Neste post, nós explicamos para você o que é essa proposta e como ela pode afetar as boas práticas do design. Confira. 

O que é o Material Design?

A Google I/O é uma conferência anual de programadores realizada anualmente pela Google na cidade de São Francisco, na Califórnia. Em sua edição de 2014, o evento contou com a apresentação de uma nova versão para o sistema operacional Android, a qual resultou também em uma nova metodologia de design. 

Batizada de Material Design, a nova linguagem de design formulada pela Google trouxe mudanças significativas para o processo de desenvolvimento de novos apps, contribuiu diretamente para a construção de aplicações mais intuitivas e influenciou diretamente o UX e UI dos produtos da empresa. 

Quais são os objetivos do Material Design?

Pensado para ser fluido, natural, intuitivo e simples de ser compreendido pelos usuários, a principal função do Material Design é sintetizar as boas práticas do design, unindo-as às inovações da tecnologia. Assim, é possível proporcionar uma experiência uniforme e coesa aos usuários em todas as plataformas, entre elas smartphones, computadores ou tablets, por exemplo. 

Como resultado, a metodologia de design contribui para melhora significativa na navegabilidade de uma interface, e consequentemente resulta em uma experiência ainda melhor para o usuário. Além disso, o trabalho dos desenvolvedores também torna-se mais fácil, o que é outro ponto de destaque do Material Design. 

Apoiado em um código aberto, esse design system proporciona uma base flexível e expansível para a personalização e o crescimento da marca ao longo dos anos, e permite que designers e desenvolvedores trabalhem lado a lado, criando produtos cada vez mais bem resolvidos. 

E os seus princípios?

Inspirada pelo mundo real e suas texturas, a metodologia de design da Google foi pensada a partir do comportamento dos materiais no ambiente off-line, e é pautada na maneira como materiais refletem as luzes ou projetam sombras, por exemplo. 

Dessa maneira, o Material Design fundamenta-se como um sistema de design pensado para ser adaptável e trazer maior praticidade para o dia a dia de trabalho, o que também permite maior facilidade para tornar os produtos digitais bonitos e fáceis de usar - cada vez mais rapidamente. 

Confira na sequência quais são os seus princípios, mencionados na introdução deste design system:

Princípios do design para impressão

O Material Design segue alguns princípios próprios do design editorial voltado à impressão. Sendo assim, características como a escolha da tipografia, o espaçamento, a definição de grids, a escala e as cores tornaram-se elementos essenciais, ajudando a criar hierarquia, significado e foco para uma plataforma virtual. 

Movimento garante significado

A metodologia também acredita que o uso de elementos com movimento no design de uma interface auxilia na concentração do usuário. Dessa maneira, feedbacks sutis e transições coerentes auxiliam a reorganizar o layout e mantêm a continuidade.

Facilidade para expressão

Pensado para permitir a personalização e a expressão da marca, o Material Design tem uma base de códigos própria, a qual pode ser usada para implementar novos componentes, plug-ins ou elementos de design com facilidade. 

Plataformas cruzadas

O Material Design tem componentes compartilhados no sistema Android, no iOS, no Futter e também na web. Dessa maneira, é possível manter a mesma interface do usuário em diferentes plataformas.

Como o Material Design influencia a comunidade de design?

O Material Design é uma proposta de metodologia que proporciona a criação de aplicações com maior facilidade. Logo, o seu resultado são plataformas com um visual limpo, coeso e alegre, e muito fácil de ser compreendido e explorado pelo usuário. 

Ao valorizar o contexto complexo em que uma nova interface é projetada, o Material Design traz maior funcionalidade e usabilidade - e não apenas a manutenção de um estilo estético. Como resultado, essas diretrizes estão diretamente relacionadas à modernidade, fluidez e preocupação com o usuário.

E aí, o que você achou do Material Design? É muito importante estudar esse design system e conhecer as suas particularidades e benefícios, principalmente se você trabalha com UX e UI Design. Uma dica bacana é visitar o site oficial do Material Design e conferir as orientações dessa metodologia, e também alguns estudos e artigos sobre novidades relacionadas ao tema!

Se você curte design e a criação de interfaces digitais, aproveite a visita ao nosso blog e leia também:

UX writer: o que é e por onde começar?

7 livros que todo designer gráfico deve ler

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Material Design: o que é e como essa proposta pode revolucionar o design?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu