BLOG

Designer gráfico e web designer: qual a diferença?

Designer gráfico e web designer: qual a diferença?
29 de novembro de 2019 • 09h15 • atualizada 29 de novembro de 2019

Os profissionais que querem seguir a carreira de design podem optar por dois caminhos: mídias off-line, onde trabalhará com revistas e jornais, e mídias on-line, envolvendo sites e redes sociais. Se você tem interesse em se tornar um profissional do design, mas ainda tem dúvidas sobre a área em que quer atuar no futuro, confira este post. Vamos explicar a diferença entre “designer gráfico” e “web designer”. Acompanhe!

O que faz o designer gráfico?

Esse profissional irá desenvolver um projeto visual baseado no que será impresso, além de ter mais liberdade na criação das suas peças. O designer gráfico cria diferentes formatos do modelo tradicional, usa cores, escolhe o tipo do papel de impressão, sem preocupar com o tamanho do arquivo final ou a programação. O designer pode fazer folders, flyers, folhetos, catálogos, embalagens, banners e diagramação de livros e papelaria (cartão de visita, pastas…).

O que faz o web designer?

Já o web designer não deve pensar de forma gráfica, mas entender de programação. No desenvolvimento do projeto, deve se lembrar da programação do site, como o layout para que a navegação seja a melhor possível. Diferente do designer gráfico, aqui os erros são mais fáceis de serem corrigidos, já que podem ser editados digitalmente ou arrumados no servidor. Resumindo: além de designer, o web designer é um desenvolvedor de sites. Por isso, deve gostar de mexer com código e ter vontade de criar sites e aplicativos, por exemplo. Esse profissional pode criar banners para sites, posts para redes sociais e vídeos para YouTube, diagramar e-books etc.

Quais as diferenças?

O designer gráfico e o web designer trabalham com conteúdos visuais, digitais ou impressos, mas existem diferenças. Confira:

Impressão: o designer gráfico deve usar o formato de cores CMYK com resolução de 300 dpi (dots per inch, ou pontos por polegada, em português) para a impressão. Já o web designer usa o padrão de cores RGB com resolução de 72 ppi (pixels per inch, ou pixels por polegada, em português). 

Formato: o designer gráfico precisa entender os formatos de publicações e como diagramar, ordenar páginas etc. O web designer precisa ter conhecimentos sobre desenvolvimento de sites para serem exibidos adequadamente em diversos formatos e tamanhos de tela, oferecendo uma boa experiência de navegação aos usuários. 

Fontes: há uma grande diferença entre as fontes usadas para a web e as publicações impressas. Em trabalhos impressos, não é preciso se preocupar com a fonte, caso ela mude de tamanho conforme a tela, já que o papel mostra a fonte como ela é. Os web designers devem usar as fontes mais conhecidas, instaladas na maioria dos computadores, assim não correm o risco de o texto ficar ilegível.

Embora os dois profissionais trabalhem com os princípios básicos do design, possuem diferentes requisitos e ferramentas de trabalho. Depois de ler este post, deu para entender melhor sobre essas profissões, certo? Se você quer seguir carreira em alguma dessas áreas, comece a se preparar agora! A SOS oferece cursos de designer gráfico e web designer para você ser um profissional de sucesso!

Veja outros posts sobre o assunto no nosso blog:

Design thinking: o que é e como aplicar

Material Design: o que é e como essa proposta pode revolucionar o design?

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Designer gráfico e web designer: qual a diferença?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu