BLOG

Gerações X, Y, Z: conheça as diferenças entre elas

Gerações X, Y, Z: conheça as diferenças entre elas
12 de janeiro de 2017 • 10h43 • atualizada 12 de janeiro de 2017

Diferentes gerações cresceram habituadas com diferentes contextos da política, economia e tecnologia. E isso influencia diretamente os seus hábitos e a forma como se comportam, o que marca as características típicas das pessoas da mesma geração.

Você já ouviu falar das classificações geração X, Y e Z? A SOS traz hoje todos os detalhes sobre cada uma delas, para esclarecer o que caracteriza os hábitos as diferentes gerações. Confira:

 GERAÇÃO X

A partir da segunda metade dos anos 1960, nascia a geração X. Filhos dos Baby Boomers, é uma geração marcada pelo questionamento: entre as décadas de 1960 e 1980 se destacam os movimentos sociais, principalmente de igualdade racial e de gênero, o que deu à geração X as características de transgressora e defensora dos próprios direitos.

Em relação ao consumo, são apontados como responsáveis pelo incentivo à competição entre diferentes marcas e produtos, exigindo uma ideia de maior conforto dos produtos de uso rotineiro. É a geração que passa a ter um maior foco na formação universitária e no estabelecimento de uma carreira, com destaque para a ocupação do mercado de trabalho pelas mulheres, antes limitadas às funções domésticas.

GERAÇÃO Y

Com o desenvolvimento tecnológico dos anos 1990, a geração que viu a internet dominar o mundo tem um comportamento muito particular em relação às anteriores. Nascidas a partir do final da década de 1980, essas pessoas cresceram conscientes da possibilidade de se comunicar com outras sem sair de casa, unindo quem tem interesses comuns independentemente da sua distância geográfica.

Os e-mails, as ferramentas de busca e as redes sociais são parte integrante do seu dia a dia, o que torna o seu comportamento muito mais individualista mas, entretanto, com grande interesse em compartilhar a sua rotina e as suas preferências com outras pessoas na internet.

É uma geração acostumada com o rápido e o instantâneo, que transformou a forma de consumo facilitando os meios de pagamento e estabelecendo a compra sem sair de casa. As relações de trabalho também mudaram, com uma maior flexibilidade, pluralidade de profissões e um maior foco em projetos do que na construção de uma carreira sólida.

GERAÇÃO Z

A geração Z é formada pelos chamados “nativos digitais”, ou seja, pessoas que nasceram após o advento da internet, a partir da segunda metade dos anos 1990. Intimamente ligada à tecnologia, é uma geração que compreende o funcionamento das novidades digitais mais rápido do que qualquer outra, além de respirar redes sociais e ter o comportamento fortemente orientado pelo seu “desempenho” nelas.  

Essa geração está ainda para chegar no mercado, mas espera-se dela uma ainda maior flexibilização das relações de trabalho, em que poderá se destacar uma produção fortemente conectada à velocidade das ferramentas digitais. Além disso, o respeito à diversidade característico da geração Z também deve marcar esse tipo de relação.

Seja qual for a sua geração, venha para a SOS!

O mercado de trabalho está sempre à procura de profissionais qualificados. Por isso, invista na sua carreira! Acesse já o nosso site e conheça agora os cursos que a SOS pode oferecer para você.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Gerações X, Y, Z: conheça as diferenças entre elas
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu