BLOG

Dicas e técnicas para falar e se expressar melhor

Dicas e técnicas para falar e se expressar melhor
18 de outubro de 2016 • 10h55 • atualizada 14 de fevereiro de 2017

Você já passou por aquela situação em ter que apresentar um trabalho, falar em uma reunião ou fazer um treinamento? Tudo parece muito fácil, até que você se depara com o público: suas mãos tremem, a voz falha, tudo sai completamente diferente do que você tinha imaginado. Mas não se preocupe, pois você não está sozinho nessa.

Muitas pessoas têm dificuldades para se expressar e ou falar para um grupo de pessoas, mas com estas dicas da SOS, esse grupo deixará de contar com sua presença. Vamos lá?

Organize as ideias

Se você vai fazer uma apresentação formal para outras pessoas, como apresentar os resultados da empresa ou um projeto de melhoria, faça um roteiro do que irá dizer. Caso tenha recursos visuais disponíveis, como um Datashow, aproveite para criar uma bela apresentação com os pontos mais importantes, pois ela vai ajudar você a ter um guia do que falar em cada hora.

Só tome cuidado para não transcrever toda a sua fala para o documento e acabar lendo a informação na frente de todos. A ideia aqui é que a apresentação seja um suporte para que você não esqueça nenhum detalhe do que irá dizer.

Cuide do tom de voz e a gesticulação

Você já assistiu a uma apresentação em que a pessoa gesticulava muito ou falava alto demais? Certamente em algum momento você parou de prestar atenção ao que ela dizia e começou a se atentar somente aos gestos e tom de voz? Pois bem, este tipo de atitude também atrapalha muito sua apresentação. Por isso, tenha em mente que é preciso equilibrar o tom de voz e os gestos durante sua fala, para que eles sejam expressivos, mas não agressivos.

Altere seu tom de voz ao longo da apresentação para que as pessoas sigam atentas ao que você está dizendo. Quando sentir que a atenção começa a dispersar, levante um pouco a voz, faça um gesto mais amplo. Tome cuidado para não passar uma hora inteira falando exatamente no mesmo tom, pois se torna cansativo para sua plateia.

Não fique parado, mas não se mantenha em movimento

Uma das técnicas para se expressar melhor é não ficar parado, sempre na mesma posição. Além de cansar facilmente, você se tornará apenas mais um ponto dentro da sala onde se encontra. Para manter a atenção da plateia, movimente-se regularmente, sem pressa, com tranquilidade, para que as pessoas acompanhem sua movimentação e não caiam no sono. Faça pausas regulares, olhe as pessoas nos olhos e então volte a caminhar pelo ambiente, como se fosse algo natural.

Fale a mesma linguagem do seu público

Já pensou um médico usando jargões próprios de sua profissão para explicar uma doença a um paciente? Com certeza o paciente não entenderia nada. Por isso, entre as dicas para falar em público que gostaríamos de ressaltar para você, está o uso da mesma linguagem que o seu público-alvo.

Se você for falar com colegas de faculdade, sua forma de se expressar será mais descontraída, informal; já se você for apresentar resultados do seu setor para os gerentes da empresa, sua fala deve ser mais formal e utilizar palavras que são comuns ao seu meio, destacando que você está alinhado à cultura da empresa e conhece o negócio como ninguém.

Demonstre credibilidade

Se você já se deparou com alguém fazendo uma apresentação com nervosismo, em que a voz falha, a apresentação muda e o orador continua falando do assunto anterior e as bochechas ficam vermelhas, sabe muito bem que esse cenário não inspira confiança e credibilidade.

Quando a pessoa sabe o que está dizendo, tem autoridade para falar a respeito de determinado assunto, ela demonstra segurança. O caminhar demonstra tranquilidade, as palavras saem calmamente, as ideias são bem compreendidas. E como passar credibilidade? Treinando! Faça simulações, ensaie em frente ao espelho ou convide alguns amigos para assistirem sua apresentação. Quanto mais confiante você estiver, melhor.

Curtiu essas técnicas para se expressar melhor? Então que tal começar a praticar? Compartilhe este post com seus amigos e diga o que você aprendeu!

Venha para a SOS!

Como está a sua relação com o ambiente de trabalho? Se você quer sair da zona de conforto e evoluir, confira o curso Evolução Pessoal da SOS. Não perca mais tempo e comece a trazer bons resultados para sua vida profissional.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário

VEJA TAMBÉM

Separamos cursos que agregam
o seu conhecimento profissional

Dicas e técnicas para se falar e se expressar melhor
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu