BLOG

Como criar um fluxograma no Word

Como criar um fluxograma no Word
10 de fevereiro de 2017 • 15h49 • atualizada 13 de fevereiro de 2017

O Fluxograma é uma representação de processos ou sistemas por meio de conjuntos de formas. Muito utilizada no mercado de trabalho para otimizar desempenho, pode ser desenvolvida de duas formas no Word: com o SmartArt ou manualmente. A SOS trouxe para você um passo a passo de como criar um fluxograma de processos das duas maneiras. Confira! 

Criando um fluxograma com SmartArt

O SmartArt é um recurso do Word que tem o objetivo de facilitar a escolha de elementos gráficos e criar layouts diferentes para seu arquivo.

Inserindo a SmartArt

Na barra de ferramentas, clique em ‘Inserir’ e encontre o botão “SmartArt”. Neste exemplo, utilizamos a opção “Hierarquia”, mas você pode escolher o modelo ideal de acordo com suas necessidades.

Ao criar seu SmartArt, um modelo é oferecido. Você poderá excluir ou adicionar formas conforme sua necessidade, como veremos a seguir.

Alterando o texto

Para alterar o texto das formas, existem duas opções: editar diretamente na forma ou utilizar a ferramenta “Painel de texto”, que abre automaticamente quando clicamos nas formas. 

Inserindo e movendo formas

O modelo padrão inclui cinco formas em uma disposição preestabelecida. Para alterar essas posições, é possível apenas movê-las ou excluir e adicionar novamente.

Para adicionar novas formas, basta clicar em ‘Design’ na barra de ferramentas e depois em ‘Adicionar forma’ no canto esquerdo. Lá existem cinco opções de posições.

Para a movimentação, além da opção manual, existem alguns comandos na parte superior que também ajudam a posicionar as formas conforme desejado:

  • “Elevar” e “Rebaixar” são relacionados à hierarquia. Neste exemplo, “Receber o produto. Está certo?” está abaixo de “Fazer o pedido”.
  • Tanto os botões “Da Direita para a Esquerda” como “Mover para cima/baixo” referem-se à posição de duas formas na mesma hierarquia, como o “Sim” e o “Não” neste caso.

Formatando seu fluxograma

As cores podem ser facilmente alteradas com a ferramenta “Alterar Cores” localizada em “Design” da barra superior. Existem opções de cores únicas ou com ênfase, que variam de cor ou tom para chamar a atenção para determinadas caixas.

Em “Página Inicial”, é possível alterar tipo de fonte, tamanho, colocar em negrito, itálico ou outras opções padrões do Office. Basta selecionar o texto a ser editado e escolher as alterações.

Criando um fluxograma manualmente

Utilizando a ferramenta “Formas” do Word você também pode criar um fluxograma personalizado com diferentes estilos.

Inserindo as formas

Você poderá definir quais formas utilizar para representar seu fluxograma. Neste exemplo, reproduziremos o modelo anterior.

Vá em “Inserir” na barra de ferramentas e clique em “Formas”. Escolha uma forma de cada vez.

Insira todas as formas, tanto retângulos como linhas. Uma dica importante é não criar várias formas, apenas copiar e colar para manter um padrão de tamanhos sem ter que medir uma por uma.

Inserindo texto

Neste caso, diferente da explicação anterior, para preencher as formas com texto é necessário criar uma caixa. Em “Inserir”, na parte superior, clique em “Caixa de Texto” e crie uma seleção em cada retângulo. 

Formatando seu fluxograma

Com exceção das cores, a formatação de fontes no fluxograma manual funciona da mesma forma que no SmartArt.

Use as opções da “Página Inicial” para trocar de fonte, aumentar o tamanho das letras ou deixá-las em negrito, por exemplo. 

Altere a cor das formas e linhas com as ferramentas “Preenchimento” e “Contorno” da forma, na aba “Formatar”.

Dica: sempre selecione todas as formas ou caixas de texto antes de formatar para evitar retrabalho.

Pronto!

Escolhida a opção e seguindo os passos, você poderá criar um fluxograma para usar em guias de processos para as situações encontradas no dia a dia da empresa.

Venha para a SOS

Com os cursos da SOS garantimos sua capacitação para o mercado de trabalho independente da sua área de atuação. Confira nossas opções.  

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário

VEJA TAMBÉM

Separamos cursos que agregam
o seu conhecimento profissional

Como criar um fluxograma no Word
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu