BLOG

Tecnologias do futuro

Tecnologias do futuro
26 de setembro de 2016 • 11h10 • atualizada 26 de setembro de 2016

As tecnologias do futuro mudam as nossas vidas ou nossas vidas mudam a tecnologia? Seja qual for a resposta, o fato é que a cada dia vemos surgirem novas mudanças, recursos e possibilidades. Aparelhos inteligentes, robôs, conexões e novas soluções para os problemas da vida moderna estão a todo vapor. Conheça as novas tecnologias que estão dando o que falar:

Eletrônicos vestíveis

Eletrônicos vestíveis

Levando o conceito ao corpo, literalmente, veremos que existem alguns itens interessantíssimos no mercado e protótipos impressionantes. Os relógios inteligentes e os óculos de realidade virtual são os gadgets mais populares no momento, além das camisas de ginástica que corrigem a postura, sapatos com sistema de GPS para guiar os usuários e até mesmo bonés com chips para regular a atividade cerebral.

Casas inteligentes

Casas inteligentes

A automação residencial também chegou para ficar e está cada vez mais acessível: aplicativos instalados em dispositivos móveis se conectam com aparelhos e funções específicas da casa para controlar praticamente tudo, seja apagar ou acender luzes (controlando a intensidade), aumentar o volume ou ligar eletrodomésticos. Imagina levantar de manhã e já ter o café pronto?

Carros inteligentes

Carros inteligentes

Os automóveis também estão entrando para o time das tecnologias inteligentes. Novos modelos já poderão dirigir sozinhos, fazer autoanálises para indicar a hora de ir ao mecânico e até transformar o para-brisas em uma grande tela para fazer videoconferências, por exemplo.

Internet das coisas

Internet das coisas

A Internet das coisas é uma ideia que defende a comunicação entre objetos e não só a sua conexão com a internet. A casa inteligente, por exemplo, poderá comunicar-se com a geladeira, que vai se conectar com o seu celular e enviar uma mensagem sobre os alimentos que estão faltando. O conceito é voltado para a automatização de tarefas, e pode até realizar funções de controle e manutenção da umidade do ar.

Robôs personalizados

Robôs personalizados

Ainda que estejamos longe dos robôs dos Jetsons, é possível identificar algumas semelhanças no que é desenvolvido atualmente: já existem robôs com a capacidade de compreensão das emoções humanas, que moldam a interação de acordo com o seu humor; o robô japonês Pepper é um exemplo, já comercializado pela Softbank desde 2015. Já é possível encontrar diversos modelos de robô que reconhecem pessoas, vozes e respondem a comandos, tudo acionado pela voz.

Carregar celulares em instantes

Carregar celulares em instantes

As baterias de celular também continuam evoluindo e tecnologias emergentes prometem um carregamento com apenas alguns segundos de duração. O recurso QuickCharge, por exemplo, permite carregar até 85% de uma bateria em 30 minutos, de acordo com o fabricante. Algumas empresas também já começaram a usar nano-bastões: eletrodos que permitem armazenar mais energia em menos espaço.

Internet por toda parte

Internet por toda parte

A internet hoje em dia está por toda a parte: com o crescimento de serviços de dados móveis em aparelhos de celular e conexão wi-fi em veículos, as pessoas podem estar conectadas à web em todos os minutos do dia. Todo o tipo de informação, ferramentas e uma enorme diversidade de formas de comunicação já dominam na internet, então nada mais justo do que a internet estar presente e acessível no máximo de locais possíveis, não é?

Se as tecnologias que mudam a nossa vida ou nós que mudamos a tecnologia de acordo com as nossas necessidades, ainda não é possível responder ao certo. O fato é que, mesmo que não nos dermos conta, o futuro e seu desenvolvimento tecnológico já faz parte das nossas vidas, automatizando e tornando mais inteligente o nosso dia a dia.

Venha para a SOS!

O mercado de trabalho está sempre esperando por um bom profissional na área de tecnologia. E se você quer estar exatamente nesta posição, defina a sua trajetória e invista na sua carreira. Acesse o site da SOS e conheça agora as qualificações em informática.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Tecnologias do futuro
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu