BLOG

Como escolher um notebook?

Como escolher um notebook?
21 de setembro de 2016 • 14h13 • atualizada 21 de setembro de 2016

Há dez anos era um luxo, mas hoje o notebook caiu no gosto popular e é visto em muitos lares do Brasil. O fato é que eles são práticos e podem ser levados a quase qualquer lugar. Seja para trabalhar, jogar ou se manter informado, os laptops modificaram as rotinas de muita gente. E, como todo equipamento, precisa ser trocado de vez em quando. Porém, tantas alternativas podem complicar a escolha.

Para que você vai usar o notebook?

Antes de qualquer coisa, é importante fazer uma pergunta: qual é o uso do computador que você quer comprar? Isso pode modificar totalmente a escolha do tipo de máquina. Aliás, saber como o computador portátil vai ser utilizado também vai lhe ajudar a economizar na hora da procura.

Por exemplo, alguns usam notebooks somente para escrever textos, navegar na Internet e ver filmes. Estas são atividades que não requerem um hardware (os componentes físicos do computador) de ponta, mas se você vai usar o computador para jogar, processar gráficos ou editar vídeos, as configurações precisam ser mais avançadas.

Entenda cada componente

Depois de saber para que vai usar o notebook, é o momento de escolher as partes que ele deve ter. Vamos falar sobre alguns dos itens mais importantes - e suas funções - para ajudar no seu processo.

Sistema operacional

O sistema operacional é o ambiente onde os programas são executados, o software que gerencia todas as atividades do computador. Atualmente, os mais conhecidos são o Windows, o Linux e o Mac OS. Há programas específicos para cada sistema, então veja o que você usa antes de escolher. O Linux é gratuito, o Windows é o mais usado e é pago, assim como o Mac OS.

Tamanho do Notebook

Existem notebook de vários tamanhos, normalmente a medida é feita em função das dimensões da tela. Há desde 10 polegadas até os maiores, com mais de 17 polegadas. Uma tela maior consome mais bateria e, naturalmente, dificulta o transporte. Os menores normalmente são mais caros, isso varia de acordo com os próximos itens descritos.

Peso

O peso, assim como o tamanho, pode ser um fator importante. Notebooks mais leves costumam ser mais caros, já que a miniaturização dos componentes exige mais tecnologia. Mesmo assim, se você for dos que leva a máquina para todo lado, é melhor investir em um notebook que não pese tanto na bagagem.

Processador

O processador é a parte que “roda” todos os programas. Um processador mais potente ajuda a executar os programas com mais facilidade e sem travamentos. Há vários tipos no mercado: quem usa Games precisa apostar em um i7 da Intel pra cima, já para quem não exige muito da máquina, um i5 é mais do que suficiente.

Memória RAM

A RAM ajuda a gerenciar vários programas e atividades de um mesmo programa ao mesmo tempo. Se você abre muitas janelas no navegador, por exemplo, é preciso contar com um pouco mais de memória. De fato, atualmente indica-se um mínimo de 4Gb de memória RAM para um funcionamento fluido.

Tempo de bateria

O tempo que uma máquina ficava funcionando já foi bem menor. Atualmente, uma bateria costuma durar 4 horas, no mínimo. Isso depende da quantidade de células existentes na bateria. Indica-se a compra de baterias com, no mínimo, 6 células. Pergunte ao vendedor qual é a autonomia da máquina que você quer comprar para ajudar na escolha.

HD

Sabia que o HD também influencia na velocidade do computador? Você pode escolher, basicamente, entre mais rápidos ou com maior espaço de armazenamento. Atualmente, encontramos os SS HDs e os HDs comuns. O primeiro é mais rápido, funciona como um cartão de câmera fotográfica, só que bem maior. Os segundos têm maior capacidade de armazenagem.

Tomou nota de todos os itens que você deve considerar? Como em qualquer compra, é importante pesquisar alternativas para adquirir o menor produto, pelo menor preço.

Venha para a SOS!

O mercado de trabalho está sempre esperando por um bom profissional na área de tecnologia. E se você quer estar exatamente nesta posição, defina a sua trajetória e invista na sua carreira. Acesse o site da SOS e conheça agora as qualificações em informática.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como escolher um notebook?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu