BLOG

5 dicas para fazer compras on-line com segurança

5 dicas para fazer compras on-line com segurança
11 de abril de 2017 • 16h40 • atualizada 11 de abril de 2017

Comprar produtos on-line pode ser extremamente conveniente para o consumidor. Você não precisa sair de casa, pode comparar preços de diferentes lojas em minutos e recebe o produto desejado diretamente na sua porta. Mas ainda que seja uma prática cheia de benefícios, é importante lembrar do cuidado que se deve ter ao compartilhar dados pessoais e bancários em sites de compras.

Existem diversos riscos que você pode correr ao comprar pela internet em lojas on-line não confiáveis, mas tomando as precauções adequadas, é possível seguir com as suas compras sem medo. Confira as dicas da SOS para fazer compras on-line com segurança:

Analise o site

Navegue pelo site da loja que você pretende comprar e analise o funcionamento das páginas. Apesar de parecer simples, verificar se o site contém erros de português, muitos anúncios de outras empresas ou um layout inferior a outras lojas do mesmo ramo, já é motivo de desconfiança.

Simule uma compra e confira também se a visualização dos produtos é adequada antes de você fechar, e não deixe de checar as regras sobre trocas, devoluções e defeitos de fabricação: é importante garantir que tudo esteja de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.

Cheque a segurança do site

Antes de registrar os seus dados em qualquer site de compras, confira se o navegador que você está usando coloca um cadeado fechado e colorido à frente, na barra de endereço: isso quer dizer que o site é seguro e possui um certificado válido, ou seja, está comprovado que não é um site falso. Apesar disso, existem criminosos que já conseguiram falsificar esse tipo de certificado digital. Por isso, não deixe também de manter atualizados os programas de antivírus e firewall, que impedem a transmissão de informações nocivas ao seu computador, e evite utilizar dados bancários on-line quando estiver conectado a redes públicas de internet, para não correr o risco de tê-los roubados por outros usuários.

Identifique os dados da empresa

Antes de comprar em um site que ainda não conhece, procure os contatos disponibilizados pela loja e verifique a veracidade do endereço e CNPJ. Confirme também se a empresa tem uma loja física ou se há um serviço de atendimento ao consumidor. Assim, você evita o envolvimento em fraudes ou problemas na realização de trocas e devoluções.

Verifique opiniões de outros consumidores sobre a loja e o produto

Existem diversos sites de avaliação de empresas, que permitem que os consumidores deixem comentários sobre a experiência de compra e atendimento. Algumas lojas on-line disponibilizam plataformas desse tipo em seu próprio site, onde o cliente pode avaliar cada produto individualmente. Não deixe de procurar a opinião de outros consumidores antes de efetuar a sua compra, para garantir que o produto que você deseja chegue à sua casa como esperado.

Compare os valores

Um dos pontos positivos de fazer compras pela internet é a possibilidade de comparar preços entre lojas muito mais rapidamente, pela facilidade de navegar por diversos sites ao mesmo tempo. Antes de decidir-se por comprar um produto em uma determinada loja, confira o seu valor em outras similares, para garantir que você está comprando pelo melhor preço. Existem, inclusive, sites especializados em comparar valores para o mesmo produto em diferentes lojas on-line, que podem facilitar muito a sua busca.

Torne a tecnologia parte da sua rotina. Conheça o curso de Informática Fundamental da SOS e garanta o acesso às diversas oportunidades que a era digital pode oferecer!

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
5 dicas para fazer compras on-line com segurança
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu