BLOG

Como a música pode ajudar o seu rendimento no trabalho

Como a música pode ajudar o seu rendimento no trabalho
20 de outubro de 2016 • 13h25 • atualizada 20 de outubro de 2016

A música é um excelente aliado na hora de resolver problemas cognitivos e físicos. De fato, o hábito de escutar música permite criar diferentes tipos de ambientes em qualquer lugar e facilitar as conexões que seu raciocínio precisa fazer para executar uma tarefa. E já que hoje em dia as empresas permitem que os funcionários possam ouvir música durante o horário de trabalho, por que não aproveitar essa chance para melhorar seu desempenho?

Existe uma região do nosso cérebro chamada de núcleo accumbens, responsável por controlar a liberação do nosso hormônio do prazer, a dopamina. Esse hormônio se ativa quando ouvimos música ou quando fazemos outras coisas como visitar um ente querido, comer algo que achamos delicioso, etc.

Agora, não é só colocar os fones de ouvido, apertar o play e subir o volume no máximo. Da mesma forma como você não se alimenta da mesma coisa durante o dia todo, cada estilo musical pode ser capaz de afetar seu corpo de uma forma particular.

Um estilo para cada tarefa

Para ajudar você a descobrir como utilizar a música a seu favor, a SOS separou algumas situações em que todo mundo, em algum momento, pode se encontrar durante a rotina de trabalho.

Para fazer tudo mais rápido

Um estudo do National Center for Biotechnology Information descobriu que o Rock e a Música Clássica ajudam nas tarefas repetitivas envolvidas com números, letras e imagens. Linhas de montagem, revisão de planilhas, limpeza de arquivos de computador e etc. Além disso, o estudo também indica que os funcionários erravam menos, produziam melhor e o tempo parecia passar mais rápido com estas músicas.

Para se concentrar

O que ouvir quando você precisa focar totalmente em uma tarefa? Em primeiro lugar, descarte tudo que lhe cause muitas emoções e chame à atenção: quanto mais envolvido com o som, mais dopamina é liberada e fica mais difícil se concentrar. Nessa hora, uma boa pedida são as músicas instrumentais ou músicas sem letra (ou com letra em idiomas estrangeiros).

Para estimular seu lado criativo

Segundo uma pesquisa do The Atlantic, o melhor som para estimular sua criatividade não chega a ser uma música, está mais para um som ambiente que contenha ruídos mas não se defina como silêncio absoluto. O estudo indica que é melhor ir para um café do que para uma biblioteca.

Para eliminar a tensão

Momento de deixar sua imaginação voar. Se tem aquela banda que sempre deixa você para cima e tira de momentos tensos, é hora de apostar no melhor disco e apertar o play diretamente. Esta é a melhor forma já que cada um tem um gosto particular e envolvimento emocional com alguma banda ou ritmo específico. Mesmo que, para outras pessoas, esta escolha funcione diferente, este é o seu remédio pessoal.

Ouvir músicas no trabalho faz bem, mas sempre que você saiba escolher a playlist correta em relação à atividade. Existem sites e programas na Internet que utilizam listas específicas de músicas para cada situação ou necessidade que você precise. É só escolher a melhor e apertar o play!

E você, ouve algo diferente para alguma das situações acima? Compartilhe suas experiências nos comentários!

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como a música pode ajudar o seu rendimento no trabalho
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu