NOTÍCIAS

Sete dicas para ser um bom líder
Sete dicas para ser um bom líder
19 de abril de 2016 • 17h34 • atualizada 20 de abril de 2016

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e somente os colaboradores que se destacam entre os demais é que possuem grandes chances de se manterem estáveis em seus empregos.

Ainda que a meta profissional não seja se tornar gerente, CEO ou até presidente de uma empresa, quem não tiver a liderança como uma de suas principais características estará fadado a ficar em segundo plano, elevando as chances de estar presente em um possível corte de pessoal e, certamente, a carreira ficará estagnada.

A liderança é um item de extrema importância no perfil dos profissionais que o mercado procura hoje em dia.

Desenvolver essa característica representa mudar hábitos tanto da vida profissional quanto da pessoal. Confira a seguir alguns pontos que todo líder deve ter e inicie desde já a mudança em si mesmo:

Não tenha medo, arrisque, seja um visionário

Os grandes líderes atingiram o ponto máximo da carreira justamente por não ficarem na zona de conforto. Ficar atrelado ao passado também não é característica de bons líderes. Os melhores pensam na frente, arriscam novas ideias, estabelecem metas e lutam para conquistá-las.

Valorize os demais, saiba ouvir

Motivar uma equipe ou o colega que senta ao lado da sua cadeira no trabalho é essencial para ser reconhecido como líder. A motivação, muitas vezes, vem de pequenos elogios sinceros à atividade do outro. Além disso, o indivíduo se motiva ao se sentir confortável para se abrir, falar de problemas pessoais, entre outros. Saber ouvir é fundamental para ganhar a confiança de todos.

Exponha suas qualidades e reconheça seus pontos fracos

Um líder não é formado apenas pelas suas qualidades, mas também pela sua capacidade de reconhecer suas falhas e saber lidar com isso. Mostre aos demais suas qualidades, as deixe em evidência e revele seus pontos fracos, com intuito de mostrar o seu esforço para melhorar e alcançar o sucesso.

Mantenha-se sempre informado

Conhecer o negócio e saber tudo que se passa dentro da empresa é importante para se manter atualizado e poder passar tranquilidade para sua equipe. Dominar a informação é ponto forte para ganhar o respeito de todos, mas não segure, compartilhe e ganhe a confiança.

Tenha bons relacionamentos

Ter uma rede de relacionamentos ampla não se trata apenas de estar antenado em oportunidades. Se relacionar de fato (não só no mundo virtual) com os demais é importante para conquistar seu espaço como líder, pois você terá conhecimento de outras áreas e saberá como anda o mercado, os negócios e a situação de cada um. Para isso, é essencial que você goste de pessoas e respeite o lado profissional e pessoal de cada uma delas.

Forme líderes, passe sua experiência adiante

De que adianta ser um bom líder, ser respeitado por todos e não deixar seu legado? Um líder reconhecido é aquele que sabe delegar, enxerga grandes valores em sua equipe e não sente medo do crescimento de seus colegas. Ajude no crescimento profissional de cada um e seja lembrado por todos como exemplo de líder.

Nunca pare de estudar

Estar atento aos mais novos métodos de gestão é fundamental para que você alcance o sucesso na carreira.

Venha para a SOS, atualize suas qualificações e seja o líder que todos esperam.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Sete dicas para ser um bom líder
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
NEWSLETTER
Receba nossas novidades, promoções e muito mais

LOGIN FRANQUEADO

ENTRAR
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Av. Andrade Neves, 2538 - Campinas / SP | +55 19 3743 2000
Pearson - Always Learning