BLOG

Entrevista de emprego: qualidades e pontos de melhoria - o que falar?

Entrevista de emprego: qualidades e pontos de melhoria - o que falar?
08 de julho de 2016 • 12h04 • atualizada 08 de julho de 2016

Em entrevistas de emprego, algumas perguntas são feitas como padrão básico para quem está passando por uma seleção. Você já viu por aqui o que não fazer em uma entrevista de emprego, mas sabe como responder da melhor forma a algumas perguntas específicas para conquistar aquela vaga que tanto quer?

Também conhecida como “pontos fortes e pontos a desenvolver”, as perguntas relacionadas a descrever algumas de suas qualidades e defeitos são as que mais pegam os candidatos. Isto porque, de acordo com as suas respostas, o recrutador é capaz de interpretar um pouco de sua personalidade e como você age no meio profissional.

Para que você tire de letra esta pergunta, a SOS te dá algumas dicas de como abordar seus defeitos e qualidades sem comprometer sua entrevista de emprego. Confira:

Não tente ser perfeito porque ninguém é

Não pense que quanto mais você se mostrar impecável, maior será sua chance de tirar de letra a entrevista. Pelo contrário, hoje em dia a maioria das empresas busca profissionais verdadeiros, com limitações reais e o lado humano desenvolvido. Todo mundo sabe que ninguém é perfeito e tem alguma dificuldade. Não tente esconder seus defeitos para não ter perigo de colocar a vaga dos seus sonhos em jogo.

O mesmo vale para as qualidades: não adianta se encher de elogios como “comprometido” e “responsabilidade”, por exemplo, se você chegou atrasado na entrevista. Busque focar em qualidades que sejam interessantes para o meio profissional que consigam demonstrar o que você disse anteriormente durante a entrevista.

Fuja do clichê

Já é frequente para o recrutador ouvir “perfeccionismo”, “persistência” e “workaholic” quando pergunta sobre os defeitos a um candidato. Mesmo que seja verdade, estas respostas podem indicar falta de sinceridade ou método de defesa, já que no meio profissional estas características são consideradas positivas também.

Para não ter erro, fale de suas características reais, como ser muito tímido ou ter dificuldades de falar em público. Junto com seu problema, apresente logo em seguida as atitudes que vêm tomando para solucioná-lo. Isso vai demonstrar que você tem conhecimento de suas limitações e não tem resistência em querer melhorar.

Pesquise sobre a vaga antes

Faça uma consulta sobre os valores morais da empresa e procure buscar qualidades que você tenha e que são apreciadas pela companhia. Também tente buscar quais são os atributos que eles buscam para a vaga em questão. Se você souber unir e identificar o que é relevante, pode se aproximar ainda mais da oportunidade.

Para alguns cargos, características gerais consideradas como “defeitos” podem ser vistas como “qualidades”, dependendo do que se busca. Por exemplo, se você acha que falar demais é um defeito seu, para cargos de comunicação isto pode ser uma qualidade. Mas fique atento aos defeitos que são mal vistos em qualquer função e não transmitem uma boa imagem profissional, como “irresponsabilidade”, “insegurança”, “atraso constante” e outros tipos.

Aproveite também para conferir algumas dicas gerais para sua primeira entrevista de emprego ser um sucesso! Quer se profissionalizar e alavancar sua carreira no mercado de trabalho? Conheça também o curso profissional completo e venha para a SOS!

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Entrevista de emprego: qualidades e pontos de melhoria
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu