BLOG

Dicas para se recolocar no mercado de trabalho

Dicas para se recolocar no mercado de trabalho
25 de outubro de 2016 • 13h33 • atualizada 25 de outubro de 2016

O mercado está sempre em constante mudança. Pode ter passado um mês ou um ano desde que você procurou emprego pela última vez. Novas rotinas, meios e oportunidades surgem, mas não existe fórmula mágica sobre como voltar para o mercado de trabalho, o que existe é uma série de procedimentos que você precisa reincorporar à sua rotina e aumentar as suas chances.

Para ajudar você nesta tarefa, a SOS elaborou um plano para que você conquistar o melhor lugar ao sol no mercado profissional. Confira:

Avalie a sua trajetória profissional

Antes de começar, dê uma olhada no seu histórico profissional. Identifique pontos fracos e fortes. A partir daí, você poderá determinar quais são as suas principais qualidades para destacá-las nas suas futuras apresentações.

Determine aonde você quer ir

Apesar de ser imprescindível arranjar um emprego, quanto mais ele estiver alinhado com as suas perspectivas de atuação, melhor. Caso contrário, pode ser que a busca conduza a oportunidades que, a longo prazo, talvez não sejam as mais interessantes para a sua carreira.

Atualize seu CV

Você já deve ter um currículo feito, mas pode ser que ele esteja desatualizado. E mesmo que não esteja, é bom dar uma olhada em que pontos ele pode ser melhorado. Além da atualização, é importante criar variantes do documento para enviar para oportunidades diferentes e ser mais objetivo.

Faça networking

Você sabia que a maioria das oportunidades de emprego não são publicadas? Isso mesmo, a velha rede de contatos ainda é um dos maiores motores de conexão profissional. Fale com antigos companheiros, ex-chefes e amigos conectados com a sua área, pode ser que exista algo onde você menos espera.

Crie cadastros em páginas de empregos

Mesmo que nem tudo esteja disponível publicamente, os sites de empregos ainda são uma excelente forma de criar oportunidades de entrevistas. Esse processo é importante, pois novos portais surgem permanentemente. Também é um bom momento para atualizar os seus perfis anteriormente criados.

Participe de grupos de debate na sua área

Este ponto complementa a parte do networking. De fato, muitos recrutadores costumam acompanhar grupos para identificar potenciais candidatos. Logo, não perca tempo com discussões inúteis. Agregue valor, comente, mas nada de polêmicas desnecessárias.

Atualize-se

Há quanto tempo você não renova ou expande seus conhecimentos na sua área? Após avaliar a sua trajetória profissional, este é o momento ideal para investir tempo em capacitações que gerem valor para a sua candidatura. Muitos processos mudam com o tempo e é preciso estar sempre à frente das novidades.

Prepare-se para as entrevistas

Você já começou a fazer isso quando criou currículos adaptados para cada oportunidade de emprego. Agora, é hora de saber um pouco mais sobre a empresa e dar as respostas mais adequadas. Cada instituição tem uma cultura empresarial diferente, tente se adaptar a ela: roupas, apresentação, discurso, vale tudo.

Gerencie seu tempo

Dedique uma carga horária mínima por dia para procurar trabalho. Mesmo que você já tenha completado todos os itens anteriores, temos certeza de que você ainda pode se aprofundar nos que não tenham recebido a devida atenção.

Se você quer sair da zona de conforto e evoluir, confira o curso Evolução Pessoal da SOS. Não perca mais tempo e comece a trazer bons resultados para sua vida profissional.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário

VEJA TAMBÉM

Separamos cursos que agregam
o seu conhecimento profissional

Dicas para se recolocar no mercado de trabalho
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu