NOTÍCIAS

Descubra a hora de trocar de emprego

Descubra a hora de trocar de emprego
14 de outubro de 2016 • 17h24 • atualizada 14 de outubro de 2016

Foi-se o tempo em que um jovem profissional se formava em uma área de trabalho e passava boa parte da vida no mesmo emprego. As dinâmicas do mercado de trabalho mudaram e uma carreira de sucesso atual está marcada pela mudança de ambiente profissional, cargo, função e, obviamente, de empresa.

O lado ruim é que a incerteza pode deixar o profissional inseguro mas, se vemos o lado positivo, entender que há oportunidades de carreira além da instituição onde você trabalha pode aumentar as suas chances de ter sucesso na sua área. De qualquer forma, há indicadores que podem mostrar que é hora de buscar novos horizontes.

Mas tenha em mente um fato: é importante saber quando é hora de fechar um ciclo profissional. A renovação pode ajudar na trajetória e tornar uma pessoa mais competente no seu ramo de atuação. Por isso, confira algumas dicas na hora de mudar de emprego que a SOS preparou para você e veja se chegou a sua hora.

Você não tem a menor vontade de ir trabalhar

Nada pior do que já acordar com o peso de pensar “meu Deus, mais um dia de trabalho”. É importante identificar se isso é uma sensação momentânea (algum período de crise em particular) ou se é algo que se repete há tempos. Se a resposta for a segunda opção, não deixe que isso afete a sua vida pessoal e profissional, e comece a buscar novas alternativas.

Falta de estímulo ao desempenhar sua função

Um profissional sabe quando trabalha com vontade e dedicação e quando o dia a dia se torna insuportável. Muitas vezes não conseguimos encontrar nada que nos motive a executar as tarefas da rotina do trabalho. Mas se você não tem conseguido encontrar estímulo, é o momento de encontrar uma vaga que agrade mais, até porque os trabalhos feitos sem vontade raramente ficam bons e sua reputação profissional pode sair prejudicada.

O tempo de deslocamento para o trabalho é desproporcional

Neste sentido, vários fatores podem ser determinantes: a distância para o trabalho, a demora do transporte público, os engarrafamentos intermináveis, dificuldades logísticas de acesso, entre outros. Se ainda assim o custo-benefício for favorável à manutenção do trabalho, tudo bem. Mas, caso isso comece a prejudicar a sua vida, é bom reavaliar sua posição no cargo.

O trabalho não oferece desafios e recompensas

Nada pior do que repetir mecanicamente uma função ou não obter nenhum resultado com isso. Pode ser que você esteja qualificado para uma determinada atividade e não tenha espaço para fazer mais do que é capaz, o que se traduz como um desperdício de tempo e de talento. Também há casos em que, por mais que o trabalhador se esforce, não recebe nenhuma compensação pela dedicação. Seja por um motivo ou por outro, se você achar que algo está errado neste sentido, é uma boa hora de trocar de emprego.

Seu salário não aumenta nem você cresce na empresa

Se estagnação é a palavra que determina sua posição na empresa, repense seus planos. Nada pior do que não ter o salário reajustado ou não encontrar nenhuma chance de crescer dentro daquele ambiente de trabalho. Isso pode acontecer porque o ambiente não é favorável ao crescimento ou porque você não é tão bom quanto pensa. Em ambos os casos, reflita sua condição e decida melhorar seu desempenho ou partir para uma nova experiência.

Você trabalha fora da sua área de atuação

Existem momentos na vida em que é preciso aproveitar a oportunidade que surge. Aqui, há duas possibilidades: você se redescobre em um novo ofício ou encara a atividade profissional como temporária. Avalie as perdas e ganhos e ver se o caminho é continuar crescendo em outro ramo ou recomeçar a se dedicar ao que você acredita que seja a sua vocação.

Como está a sua relação com o ambiente de trabalho? Se você quer sair da zona de conforto e evoluir, confira o curso Evolução Pessoal da SOS. Não perca mais tempo e comece a trazer bons resultados para sua vida profissional.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário

VEJA TAMBÉM

Separamos cursos que agregam
o seu conhecimento profissional

Descubra a hora de trocar de emprego
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
NEWSLETTER
Receba nossas novidades, promoções e muito mais

LOGIN FRANQUEADO

ENTRAR
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning