NOTÍCIAS

Como se comportar no primeiro dia de trabalho

Como se comportar no primeiro dia de trabalho
24 de fevereiro de 2017 • 10h58 • atualizada 24 de fevereiro de 2017

A esperada oportunidade que você buscava no mercado de trabalho apareceu. Seu currículo foi aprovado, você causou uma boa impressão na entrevista e foi escolhido. Passada a euforia de receber a aprovação do processo seletivo, agora é a hora de se organizar para que tudo dê certo.

Saber como se comportar no primeiro dia pode fazer toda diferença, afinal quem contratou você espera ver no dia a dia que fez a escolha certa, certificando-se que a pessoa comprometida que se apresentou na entrevista realmente existe. Para você começar seu primeiro dia no trabalho com o pé direito, a SOS separou algumas dicas que vão ajudar a deixar sua estreia mais tranquila. Confira:

Prepare-se

Verifique antes com a empresa quais documentos são necessários para quando chegar. Confira se deve enviá-los com antecedência para cadastro ou produção de crachás, por exemplo.

Confirme seu horário de entrada e verifique qual a melhor forma de chegar até lá: chegar atrasado nunca é bom, mas no primeiro dia pode passar uma ideia de descomprometimento total.

Alguns trabalhos exigem traje social ou uniformes, enquanto outros são mais descontraídos. Se você não foi avisado sobre qual roupa usar, opte por manter o mesmo padrão de como os seus recrutadores se vestiam durante a entrevista. Em todo caso, preze sempre pelo bom senso.

Preste atenção

Muitas pessoas serão apresentadas a você, mas fique tranquilo, ninguém espera que você decore todos os nomes logo de cara. Uma boa dica é buscar um traço físico ou de personalidade de qualquer pessoa que conhecer e associar ao nome, assim fica mais fácil de lembrar do nome dos novos colegas.  

Seja simpático e tente socializar com o maior número de pessoas. É essencial que a sua apresentação pessoal seja a melhor possível no primeiro dia de trabalho, por isso, preste atenção nas pessoas e demonstre o quanto está feliz em estar lá. Construir bons relacionamentos profissionais no início do emprego podem ser essenciais no futuro.

Esqueça o celular e, se possível mantenha-o desligado neste primeiro dia. Você receberá muitas informações importantes que não devem ser perdidas, além de ser uma falta de respeito com quem está falando.

Pergunte

Caso alguma dúvida sobre a contratação não tenha sido tirada durante o processo seletivo, dirija-se ao responsável pela contratação e questione.

Não entendeu algo que foi dito? Peça que expliquem novamente. É importante entender com clareza desde o início para não ter problemas no futuro.

Não tente adivinhar como fazer algo, os processos de trabalho já foram estabelecidos na empresa e é necessário conhecê-los para ter bons resultados.

Aproveite

Por mais que você possa estar inseguro, esse momento deve ser aproveitado. No primeiro dia, você conhecerá o ambiente de trabalho e como as coisas funcionam, então encare todo o aprendizado como algo prazeroso e com certeza seu rendimento será muito maior.

Venha para a SOS

Esteja preparado para conquistar o emprego que você sonha e ser um profissional completo. Conheça agora os cursos que a SOS têm para oferecer. 

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário

VEJA TAMBÉM

Separamos cursos que agregam
o seu conhecimento profissional

Como se comportar no primeiro dia de trabalho
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
NEWSLETTER
Receba nossas novidades, promoções e muito mais

LOGIN FRANQUEADO

ENTRAR
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning