BLOG

Como responder perguntas sobre pretensão salarial

Como responder perguntas sobre pretensão salarial
08 de agosto de 2017 • 09h14 • atualizada 08 de agosto de 2017

Quando procuramos um emprego, é comum nos depararmos com vagas que pedem ao candidato que especifique sua pretensão salarial. Isso acontece para que a empresa não supervalorize o cargo em questão, mas acaba criando uma situação de bastante nervosismo e hesitação nos candidatos, por não saberem qual valor colocar. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você responder essa pergunta da melhor forma possível. Confira!

Para responder essas perguntas, você precisará levar em conta alguns fatores. Veja:

1 – Conheça a média salarial do cargo

Procure fontes que indiquem a média salarial do cargo para o qual você deseja se candidatar. Ela servirá não somente como base para responder à pergunta, mas também como um argumento na hora de negociar seu salário.

2 – Entenda sua experiência

Levando em conta as tarefas que você precisará desempenhar e quais delas você já realizou em sua carreira, você é um profissional experiente? Se a resposta for sim, sua pretensão salarial poderá ser maior. Caso contrário, a média provavelmente será a melhor opção.

3 – Entenda sua situação

Exigir um salário muito alto quando está desempregado pode não ser uma boa ideia e pode gerar ainda mais problemas. Mas se você já está empregado, por que não subir a um patamar mais alto, não é mesmo?

4 – Entenda as responsabilidades relacionadas à vaga

Não há como definir sua pretensão salarial se você não sabe as responsabilidades envolvidas no dia a dia no cargo. Descubra um pouco sobre o cargo que poderá ocupar na empresa e leia com atenção a descrição da vaga, já que essas informações são importantes para tomar sua decisão.

5 – Leve em conta os benefícios

A remuneração de um cargo deve ser medida não somente pelo valor de seu salário, mas também levando em conta os benefícios oferecidos pela empresa. Plano de saúde, plano odontológico, vale transporte, vale alimentação e participação nos lucros são alguns dos exemplos que você precisa colocar na ponta do lápis antes de decidir.

6 – Estabeleça uma margem

É sempre interessante colocar uma pequena margem em relação ao salário pretendido. Afinal, você pode acabar negociando o valor e ter essa “sobra” vai dar uma certa segurança e flexibilidade.

7 – Converse com pessoas no mesmo cargo

Converse com seus amigos de faculdade, colegas de trabalho de empresas anteriores ou pessoas que ocupam cargos mais altos e procure entender o mercado como um todo. Dessa forma, você terá informações nem sempre encontradas em pesquisas.

Leve em conta todos os pontos citados aqui e você conseguirá definir sua pretensão salarial com segurança. Mas lembre-se: você só deve tocar no assunto se o recrutador pedir. Boa sorte!

Veja também Qualidades e pontos de melhoria - o que falar?

Veja também Como falar das suas experiências profissionais anteriores

Não fique para trás, conheça o curso Profissional Completo da SOS e esteja ainda mais preparado para o mercado de trabalho!

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como responder perguntas sobre pretensão salarial
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu