BLOG

Como pedir um aumento de salário para o chefe

Como pedir um aumento de salário para o chefe
15 de junho de 2017 • 14h43 • atualizada 15 de junho de 2017

Muitas vezes estamos em um cargo há algum tempo e sentimos certa necessidade de sermos mais bem remunerados. Pode ser que a quantidade de coisas para fazer e responsabilidades não sejam mais condizentes com o valor pago, e isso pode fazer com que você acredite que deva ganhar mais. Mas antes de ir até a sala do chefe falar sobre a sua vida e pedir um aumento de salário, você precisa pensar em alguns pontos e tomar certos cuidados. Afinal, é uma situação bastante delicada tanto para você quanto para o gestor. Confira estas dicas da SOS:

Quando pedir?

Não fique com medo de pedir um aumento. A apreensão ao falar sobre esse assunto é natural, mas ninguém vai demitir você só por falar disso. Você deve ter bom senso e saber a hora certa de falar com seu chefe. Em situações normais e se nada mudou durante esse tempo, nada de pedir um aumento após apenas alguns meses de trabalho.

Se a sua carga de trabalho aumentou muito ou você mudou de cargo, pode ser possível pedir um aumento com pouco tempo de serviço. Mas lembre-se sempre de levar em conta o seu desempenho, a percepção de seus colegas acerca do seu trabalho e a situação financeira da empresa.

Evite fazer isso quando seu chefe estiver em um dia ruim ou de mau humor. Embora não seja uma dica válida para todas as situações, levar esse detalhe em conta pode fazer toda a diferença. Escolher um momento em que seu trabalho está produzindo bons resultados e você está recebendo muitos elogios também é uma boa pedida.

Como pedir?

Na hora de ficar de frente para seu chefe e convencê-lo de que seu salário deve ser maior, você precisa não somente de calma, mas também de argumentos. E de preferência alguns que não levem em conta somente seus problemas pessoais. Nada de “não estou conseguindo pagar meu carro” ou “vou ter um filho”. Você precisa mostrar por que a empresa precisa se preocupar em manter você por perto.

Por exemplo, vamos supor que alguém foi demitido no seu setor e agora a quantidade de trabalho que você precisa fazer aumentou significativamente. Esse é um argumento bastante válido, assim como dizer que quer aprender mais e, para isso, precisa de um novo cargo com mais responsabilidades. Apenas lembre-se de levar em conta a situação da empresa.

Qual o valor ideal para você?

Pesquise qual o valor pago para seu cargo no mercado de trabalho, converse com seus colegas e entenda melhor sua própria situação e a da empresa. Obter parâmetros de valor vai dar os argumentos necessários na hora de pedir um aumento de salário.

Lembre-se: não adianta pedir uma adequação de salário em relação ao mercado de trabalho se seu desempenho está muito abaixo do esperado para o cargo.

Prepare-se para negociar

Nem sempre o valor pedido por você será adequado para a situação financeira da empresa. Um pouco de flexibilidade nesse quesito pode ajudar bastante. Se a contraproposta feita tiver um valor baixo, esteja preparado para demonstrar como o valor inicial será recuperado através do seu desempenho.

E esteja disposto a abrir mão de uma parte do que esperava receber. Na maioria das vezes, você vai acabar fechando um valor mediano entre sua proposta e a de seu chefe.

Não use “ameaças”

Evite dizer que recebeu outras propostas de emprego quando na verdade não recebeu ou que sairá do cargo caso não receba o aumento. Esse tipo de ameaça traz a impressão de que você não está comprometido com os valores da empresa e pensa somente em você mesmo, e ninguém quer ser visto assim, não é mesmo?

Se você realmente recebeu outra proposta de emprego, coloque isso da melhor maneira possível: enfatize que gosta de trabalhar lá e que deseja ficar, mas que precisa de um salário maior para isso. Seja cordial e gentil, mesmo na pior das situações.

O mundo corporativo tem diversas características, e conhecer um pouco mais a fundo os setores fundamentais das empresas coloca você à frente de muitas pessoas. Não fique para trás, conheça o curso Profissional Completo da SOS e esteja ainda mais preparado para o mercado de trabalho!

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário

VEJA TAMBÉM

Separamos cursos que agregam
o seu conhecimento profissional

Como pedir um aumento de salário para o chefe
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu