NOTÍCIAS

Brainstorming: o que é e como fazer

Brainstorming: o que é e como fazer
13 de fevereiro de 2017 • 09h15 • atualizada 15 de fevereiro de 2017

Nós já falamos aqui na SOS sobre como vender suas ideias, mas para potencializar sua capacidade de criação, existem algumas ferramentas muito úteis. Uma delas é o Brainstorming, muito conhecido no mercado de trabalho para auxiliar no desenvolvimento criativo.

O que é Brainstorming

Independente se o termo utilizado seja Brainstorm ou Brainstorming, o significado sempre remete a uma “tempestade de ideias”. A junção das palavras inglesas brain (cérebro) e storm (tempestade) designam uma dinâmica de grupo desenvolvida pelo publicitário americano Alex Osborn.

Durante um processo de inovação, existem duas importantes fases: geração de opções e a escolha das melhores propostas. Ao realizar um Brainstorming, deve-se trabalhar a primeira fase em uma exposição das ideias sem nenhum tipo de julgamentos ou autocríticas. Os pensamentos devem ser apresentados de forma livre e sem justificativa, para que apenas no fim, sejam elencadas as melhores alternativas.

Como fazer um Brainstorming

Algumas características da “tempestade de ideias” podem ser adaptadas de acordo com as necessidades, como o número de participantes, a quantidade de ideias ou o tema. Entretanto, existem pontos a serem seguidos para tornar o trabalho conjunto cada vez mais simples para pensar e expôr soluções de forma inteligente:

  • As principais regras da primeira fase são: não justifique suas ideias e nem critique a dos outros.
  • Tenha certeza de que todos saibam exatamente qual o tema e o objetivo do exercício.
  • É essencial que todos participem, afinal, quanto mais cabeças pensantes, maior a chance de sucesso.
  • Evite interrupções e garanta que os participantes estejam focados durante o processo.

Técnicas de Brainstorming

Existem diversas formas de aplicar a ferramenta em uma dinâmica, e a SOS selecionou as mais populares.

Tradicional

Neste modelo, os participantes reunem-se e, após propor o tema, todos expõem suas ideias em voz alta para os demais. O moderador coordena as exposições e anota todas as sugestões.

Anônimo

Diferente do tradicional, neste os participantes não apresentam suas ideias verbalmente, apenas por meio de papéis que serão lidos posteriormente pelo moderador.

Livro de ideias

Escreve-se o tema em um livro ou em um caderno, que é passado de mão em mão para que cada participante acrescente sua sugestão e comente a contribuição do colega. Após a finalização, o conteúdo é lido para que todos avaliem as opções.

Eletrônico

Quando a equipe não se encontra no mesmo local, é possível realizar o procedimento via e-mail. Cada integrante do grupo envia suas sugestões sobre o tema para o responsável, que as reúne e encaminha para todos opinarem.

Direcionado

Esta técnica pode ser feita presencialmente ou eletronicamente, a diferença está no direcionamento. Cada participante apresenta sua ideia por e-mail ou em um formulário. Depois, os demais melhoram a ideia que receberam com suas percepções sobre a temática.

Técnicas de análise no Brainstorming

Levantadas todas as alternativas para o tema proposto, chega a hora de definir quais opções são viáveis para a aplicação. As técnicas abaixo são sugestões para a análise.

Ideias livres

Esta é a técnica mais utilizada para avaliar as sugestões. Após as exposições individuais, o moderador apresenta o conteúdo a todos e propõe uma discussão sobre as melhores opções, enquanto vai guiando os participantes a pensarem nos prós e contras de cada proposta, até encontrar a ideal.

Análise SWOT

Essa análise tem seu nome originário da sigla em inglês das palavras strengths (força), weakness (fraqueza), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças), e consiste em descobrir cada um desses atributos nas ideias sugeridas, a fim de verificar quais os conceitos mais adequados.

Gatilho

Nessa metodologia, o conteúdo levantado é apresentado e o grupo define os melhores palpites para utilizar como gatilho, ou seja, como ponto de partida para novas ideias. O processo pode ser repetido até a solução final ser encontrada. 

Venha para SOS

Estar preparado para o mercado de trabalho é fundamental e a SOS ajuda você a ser um profissional capacitado. Acesse o site e veja os cursos que podem ajudar você nessa trajetória.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário

VEJA TAMBÉM

Separamos cursos que agregam
o seu conhecimento profissional

Brainstorming: o que é e como fazer
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
NEWSLETTER
Receba nossas novidades, promoções e muito mais

LOGIN FRANQUEADO

ENTRAR
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning