BLOG

Guia de profissão: Suporte técnico de informática

Guia de profissão: Suporte técnico de informática
12 de dezembro de 2016 • 17h41 • atualizada 15 de dezembro de 2016

As praticidades que a informática oferece para o funcionamento de uma empresa são incontáveis: é por meio dela que conseguimos otimizar as atividades diárias pelo computador, utilizando programas como Excel e Word, por exemplo. No entanto, é comum que as máquinas apresentem alguns problemas durante o uso. Para inconvenientes em qualquer um destes exemplos, quem salva o dia é o técnico que faz a manutenção e suporte em informática.

O que um profissional de suporte técnico faz?

Hoje em dia estamos mais do que acostumados a trabalhar em computadores, utilizando sistemas e redes. Por isso, o suporte técnico de informática é o coração do bom funcionamento da maioria dos processos de uma empresa. Mas o trabalho não se limita somente a problemas: as atividades abrangem tudo o que envolva tecnologia em uma empresa, como atendimento ao cliente, manutenção de computadores e atualização de softwares.

Dia a dia da profissão

Entre as atividades mais comuns, podemos destacar o atendimento de pedidos de suporte por mau funcionamento de equipamentos ou orientações sobre o uso de sistemas. Também podemos destacar as seguintes atividades diárias:

  • Checagem de funcionamento em softwares e hardwares.
  • Atualização de sistemas e equipamentos (upgrades).
  • Instalação de sistemas operacionais.
  • Backups de bancos de dados.
  • Configuração e instalar redes internas e externas.
  • Checagem de pontos vulneráveis na segurança dos sistemas.

Características para ser um bom profissional de suporte técnico

Como no caso de outras profissões, atualização permanente é fundamental. A ideia é que quem escolha essa área seja capaz de participar de forma ativa e responsável de todas as práticas relacionadas à tecnologia. Dinamismo e capacidade de adaptação são requisitos que também contam na hora de desenvolver suas atividades. Entre outras coisas, podemos destacar como qualidades:

  • Responsabilidade.
  • Raciocínio lógico.
  • Trabalhar bem sob pressão.
  • Ser apaixonado por solucionar problemas.
  • Ter boa capacidade de comunicação.
  • Ser multitarefas.
  • Lidar bem com pessoas e ser paciente.

Qual o salário médio?

Para quem está começando, o salário de um técnico em manutenção em informática fica na faixa dos R$ 1,3 mil a R$ 1,5 mil mensais. O mercado é vasto para um técnico de suporte técnico em informática. E não só de trabalhos fixos vive um técnico, ele pode realizar atendimentos diretamente aos clientes e ter seu próprio empreendimento, até mesmo doméstico. Mesmo assim, os profissionais que buscam colocação profissional vão encontrar um mercado ativo, com grande demanda de bons profissionais, principalmente para os que se especializam em segmentos em particular (redes, backups e manutenção de redes).

Como ter sucesso no mercado de trabalho?

É fundamental ter conhecimento de hardware e de programas de computador. A formação pode ser iniciada pela prática ou através de cursos específicos da área e, normalmente, os profissionais mais capacitados têm mais chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Para que o seu sucesso seja uma realidade, a SOS preparou diversos cursos levando em consideração as demandas de mercado e a probabilidade dos alunos conquistarem boas vagas de emprego. O curso de analista de suporte técnico hardware da SOS visa a capacitação profissional com uma visão ampla sobre as principais técnicas de informática.

Durante o curso, você terá acesso às informações necessárias para aprender a montar e realizar manutenções em PCs e Notebooks, além de conhecer o universo das redes de computadores. Ao todo serão cinco módulos, que darão a bagagem necessária para que você se torne um profissional preparado para atuar.

Venha para a SOS!

O mercado de trabalho está sempre esperando por bons profissionais. E se você quer estar exatamente nesta posição, defina a sua trajetória e invista na sua carreira. Acesse o site e conheça agora os cursos que a SOS pode oferecer para sua evolução.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Guia de profissão: Suporte técnico de informática
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu