NOTÍCIAS

Entendendo as diferenças: telemarketing ativo X telemarketing receptivo

Entendendo as diferenças: telemarketing ativo X telemarketing receptivo
28 de abril de 2017 • 10h45 • atualizada 28 de abril de 2017

O telemarketing é uma parte essencial de qualquer grande empresa compromissada com seus clientes. Divulgando a marca, vendendo produtos ou ajudando as pessoas a resolverem problemas, esse profissional tem duas formas fundamentais de trabalho: o telemarketing ativo e o telemarketing receptivo. Você sabe a diferença entre os dois?

Telemarketing Ativo

O telemarketing ativo é aquele em que o contato com o cliente parte da própria empresa em questão. Muito necessário para vendas, trabalhar com essa modalidade não é uma das tarefas mais fáceis. Ao ligar para alguém oferecendo produtos ou serviços, o profissional deve saber como agir em cada situação, as horas certas de falar e de escutar e como identificar quão próximo o cliente em potencial está de adquirir seu produto ou serviço. E além de uma ligação de vendas, o telemarketing ativo também pode se concentrar em realizar pesquisas com seus clientes ou um grupo populacional interessante para a empresa.

Quais características o profissional de telemarketing ativo deve ter?

O profissional que trabalha com telemarketing ativo deve conhecer muito bem o produto ou serviço em questão, assim como seu público-alvo e a melhor maneira de se comunicar com essas pessoas. A organização e preparação não podem ser deixadas de lado. A cordialidade, bons modos e boa dicção também são habilidades essenciais para essa área.

Telemarketing Receptivo

Quando um cliente é quem estabelece o contato com a empresa, a situação em questão é telemarketing receptivo. E é nesse momento que a empresa deve demonstrar o máximo de preocupação e compromisso com o cliente.

Para isso, o atendente deve sempre ser cordial e educado e evitar deixar o cliente sem informações durante o processo de atendimento. Quem nunca achou que a ligação caiu simplesmente por que o atendente ficou em completo silêncio durante alguns minutos?

O telemarketing receptivo se concentra não somente no serviço de atendimento ao consumidor (SAC) mas também na área de vendas. Muitas vezes, clientes em potencial ligam para a empresa procurando mais informações e é nesse momento que o atendente tem um papel fundamental. Ele deve identificar as necessidades da pessoa e deixar o mais claro o possível os benefícios da compra.

Quais características o profissional de telemarketing receptivo deve ter?

A maior parte das ligações na área de telemarketing receptivo envolvem o serviço de atendimento ao consumidor (SAC), que geralmente envolvem o contato com clientes insatisfeitos. E o profissional que vai lidar com essas pessoas deve estar bastante preparado, ser calmo, paciente e sabe distinguir muito bem o lado profissional do lado pessoal. Clientes insatisfeitos normalmente estão irritados e lidar com isso da maneira correta é essencial para não prejudicar a empresa.

Trabalhar a fala, entonação e maneira de se falar com os clientes são pontos decisivos para o sucesso nos números de vendas de uma empresa. Este é o ponto estratégico crucial para quase todo negócio, e os melhores profissionais do ramo com certeza terão um futuro brilhante pela frente. Que tal conferir também nossas dicas sobre como perder a timidez e falar bem em público e já aumentar seu leque de habilidades com vendas?

Venha para a SOS!

Você se interessa pela área de telemarketing e quer alavancar sua carreira? Confira o curso de operador de telemarketing. Venha para a SOS e garanta um lugar no mercado de trabalho!

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário

VEJA TAMBÉM

Separamos cursos que agregam
o seu conhecimento profissional

Diferenças entre telemarketing ativo e telemarketing receptivo
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
NEWSLETTER
Receba nossas novidades, promoções e muito mais

LOGIN FRANQUEADO

ENTRAR
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning