BLOG

Como se reeducar financeiramente em tempos de crise?

Como se reeducar financeiramente em tempos de crise?
03 de maio de 2016 • 16h02 • atualizada 03 de maio de 2016

Todo mundo sabe que o Brasil está passando por uma grande crise na economia e isso afeta toda a população. Com o aumento do desemprego e dos preços, “andamos em uma corda bamba” e é preciso ficar mais atento às despesas. O problema é que as pessoas desanimam com esse cenário e muitas, ao invés de economizar, acabam gastando mais do que podem, fazendo com com que essa “bola de neve financeira” aumente ainda mais. Se você quer sair desse sufoco da economia, a S.O.S. dá algumas orientações de como se reeducar financeiramente em tempos difíceis.

CORTE GASTOS DESNECESSÁRIOS

Para poupar seu dinheiro, comece eliminando pequenos gastos que você nem percebe que possui. Cozinhar em casa e levar seu almoço para o trabalho, fazer a compra do mês no supermercado ou deixar um dinheiro separado para isso e trocar idas ao cinema por filmes e séries em casa já é um passo para começar a tirar sua conta do vermelho e economizar.  

DIMINUA OS GASTOS FIXOS

Evite novos gastos fixos e reduza os que você já tem. É possível trocar atividades físicas em academia para fazer ao ar livre como corrida, yoga e treinos funcionais em parques. Mudar seu plano de celular mensal para o pré-pago faz você ter mais controle e poupar seu dinheiro.

CONTAS DE ÁGUA E LUZ

Essas contas básicas podem ter seus custos diminuídos por meio de economias simples. Evite banhos demorados, reutilize a água desperdiçada pela máquina de lavar, utilize lâmpadas frias, não deixe luzes acesas em vários cômodos da casa e evite ter o mesmo eletrodoméstico em ambientes diferentes.  

CARTÃO DE CRÉDITO É INIMIGO

A maior armadilha para entrar em dívidas é usar o cartão de crédito. Utilizá-lo, além de fazer você comprar coisas com o dinheiro que não tem, provavelmente você vai querer parcelar na hora de pagar a fatura, outra cilada que só vai te ajudar a entrar em um buraco de dívidas sem fim.

COMPRAR? SÓ À VISTA

Outra estratégia boa para sua reeducação financeira é comprar somente à vista. Isso auxilia a refletir melhor na hora de comprar. Uma boa saída é guardar uma certa quantia de dinheiro por mês e pagar à vista aquele produto que iria ser pago em parcelas. E a vantagem de comprar à vista não para por aí: o lado bom são os descontos que você ganha e que também poupam seu dinheiro.

CRIE UMA PLANILHA DE GASTOS NO EXCEL

Fazer uma planilha no Excel com seus gastos ajuda a controlar melhor seu dinheiro. Assim fica mais fácil de saber se o destino dele é positivo ou não. Confira aqui dicas de como montar a sua planilha financeira no Excel.

Se você não tem conhecimento da ferramenta, conheça também sobre nosso curso de Excel aqui.

Com essas dicas a sua conta vai voltar a ficar no azul no fim do mês mesmo em tempos de crise. Se interessou por esse assunto e que saber mais sobre dicas de poupança e gastos domésticos? Aqui na S.O.S. você aprende com o curso de Educação Financeira.

A S.O.S. possui uma metodologia de ensino específica e desenvolvida para inserir o aluno no mercado de trabalho. Durante o curso, serão apresentadas situações recorrentes na rotina corporativa, a fim de dar experiência e vivência para cada um. Venha para a S.O.S!

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário

VEJA TAMBÉM

Separamos cursos que agregam
o seu conhecimento profissional

Como se reeducar financeiramente em tempos de crise?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu