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O que é e como utilizar a inteligência emocional

O que é e como utilizar a inteligência emocional
30 de maio de 2017 • 14h56 • atualizada 30 de maio de 2017

Para o mercado de trabalho, não basta ter conhecimentos técnicos da sua própria função. É preciso saber lidar com o ambiente em que você vai atuar e com os outros profissionais ao seu redor para que o seu trabalho seja bem-sucedido. Seja qual for a área da sua profissão, é muito mais difícil desempenhar bem uma função dentro de uma empresa sem estar em sintonia com a equipe e com a sua rotina. O segredo para conquistar essa sintonia? Colocar a sua inteligência emocional para funcionar.

Você sabe o que é a inteligência emocional e como utilizá-la? Confira as dicas da SOS sobre como ela pode ajudar o seu dia a dia no trabalho:

O QUE É A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

A inteligência emocional é um conhecimento que vai além da técnica profissional e se estende para os relacionamentos que se dão no ambiente de trabalho; é sobre entender esse cenário e saber usar as próprias características a seu favor dentro dele. Essa é uma habilidade que pode ser trabalhada com o tempo e a experiência adquirida no mercado, focando principalmente em canalizar as suas emoções para a conquista dos seus objetivos.

O autoconhecimento é fundamental para agir com inteligência emocional. É preciso se conhecer, entender as próprias reações para saber como trabalhá-las a seu favor. Se você percebe que é ansioso, por exemplo, procure trabalhar o foco em resolver um problema de cada vez e se esforce para tornar a ansiedade uma forma de manter-se atento às questões que precisam ser resolvidas, e não de desesperar-se ao pensar nelas. O controle sobre as próprias emoções é a chave para usá-las para o próprio benefício.

Em relação às relações interpessoais, a empatia é outro aspecto crucial. Quando se ocupa uma posição de liderança, por exemplo, é importante agir com compreensão sobre as dificuldades das outras pessoas e saber motivá-las a utilizar corretamente as suas qualidades. Além de representar um domínio sobre as próprias características, inteligência emocional também é sobre relacionar-se da melhor forma com outras pessoas.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E GESTÃO DE PESSOAS

Para liderar profissionalmente uma equipe, agir com inteligência emocional é essencial. É preciso equilibrar as diferentes qualidades dos membros desse time, criando uma atmosfera em que a criatividade possa aflorar e que o rendimento não seja dominado pelas pressões da rotina de trabalho. Dessa forma, assumir um cargo de liderança não se resume a ampliar certas funções técnicas da profissão, e inclui também a gestão de pessoas.

Conhecer e estimular a capacidade das pessoas por quem você é responsável por gerir é uma aposta certa para garantir uma produção bem sucedida, em qualquer área de atuação, já que os profissionais serão capazes de colocar em prática suas melhores qualidades. Incentivar a empatia dentro da equipe também é fundamental, já que a colaboração entre os membros de uma equipe só pode render resultados positivos para a produtividade da empresa.

Trabalhar a própria inteligência emocional traz apenas benefícios para qualquer tipo de profissional. Aprender a usar as próprias características da melhor forma possível para o seu desenvolvimento profissional é sempre mais simples e mais inteligente do que tentar modificá-las.

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