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Dicas de como se comportar em redes sociais

Dicas de como se comportar em redes sociais
09 de agosto de 2016 • 09h41 • atualizada 09 de agosto de 2016

Não dá mais para separar uma coisa da outra: redes sociais e mercado de trabalho nunca estiveram tão unidos. Com a tecnologia sempre a favor, muitas empresas utilizam o background check como forma de verificar a conduta de candidatos fora do meio profissional. Tudo para saber mais sobre você e ajudarem os recrutadores a fazerem as escolhas certas.

Se você ainda acha que o mercado de trabalho não tem nada a ver com o que você posta nas redes sociais, talvez seja um bom momento para repensar e aproveitar para tirar o máximo proveito das possibilidades on-line. Por isso, confira algumas dicas da SOS para não cair na armadilha das redes sociais na hora de participar de uma seleção de emprego.

Veja o que não fazer:

#Não pensar antes de postar

Quando pensar em como se comportar em redes sociais, saiba que não há mais tanta distância entre o mercado de trabalho e a internet. Por isso, você precisa pensar bem no que vai comentar, curtir ou compartilhar. Não precisa ficar tão preocupado com tudo o que vai fazer, mas dá para perceber que há atitudes que pegam mal. E fazer alguma coisa que crie desconforto não é o que as empresas esperam de você.

#Falar mal do trabalho

Esse comportamento pode te afetar no presente e no futuro. No presente, pela óbvia falta de discrição e pela má repercussão que pode criar. Sabe aquela expressão “caiu na net”? Pois é, uma vez que você publica algo, mesmo que apague logo depois, pode ser que um monte de gente já tenha visto. Falar mal do trabalho não ajuda em nada, se você tem alguma queixa, a melhor solução é dialogar e buscar uma solução.

#Perder a discrição

Essa parte é melhor deixar para a intimidade, não? Esse tipo de conteúdo só deve ser compartilhado com as pessoas mais próximas, e de forma discreta. De fato, o Facebook permite segmentar os públicos que veem os conteúdos que você compartilha. Você pode criar grupos como “contatos de trabalho”, “família” ou “amigos”, por exemplo. Assim, dá para ter mais controle sobre até onde pode chegar o que você publica na internet.

#Usar demais as redes sociais no expediente

Praticamente todo mundo dá uma conferida nas redes sociais no trabalho assim que surge um tempo livre.  O principal problema é que, além de afetar a produtividade, imagine que naquele horário você está sendo pago para produzir para a companhia, e não para perder tempo no Facebook. Esse ponto pede disciplina, ajude você mesmo a manter um bom nível de produção e a boa relação com o seu empregador.

#Falar demais

Você é responsável por tudo que comenta também nas redes sociais. Mesmo que você se arrependa e apague o que escreveu, se você comentar algo que as pessoas não gostaram em um post, pode ser alvo de prints. Por isso, tome cuidado com cuidado quando for expor suas opiniões, principalmente se elas forem muito radicais.

#Não ser profissional

Em um mundo onde apenas ser visto não é o suficiente, o marketing pessoal pode melhorar sua imagem e torna-lo relevante. Ao usar esta técnica, você terá vantagens pessoais e profissionais, que ajudarão a conseguir um emprego ou crescer em sua área de atuação, ajudando-o a alcançar suas metas!

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