BLOG

Controle seus gastos e crie um planejamento financeiro para 2016 através do excel

Controle seus gastos e crie um planejamento financeiro para 2016 através do excel
13 de janeiro de 2016 • 18h00 • atualizada 09 de fevereiro de 2017

Saber controlar os gastos nem sempre é uma tarefa fácil. Quando a luz do tanque de combustível acende no painel do carro, você já sabe que está na hora de abastecer. O mesmo acontece para a situação financeira em tempos de crise. Na medida em que os bens de consumo aumentam e seu dinheiro diminui na conta, você precisa começar a cortar gastos desnecessários para não se endividar. 

Algumas dicas são de conhecimento de todos, como o cancelamento do uso de cartão de crédito, mudança de hábito na hora de consumir, gastar menos do que ganha e buscar manter um saldo positivo ao final do mês.

Uma ferramenta disponível  e que pode ajudar na organização e planejamento financeiro é o Excel. Inserindo algumas informações, você poderá acompanhar diariamente a evolução dos seus gastos. Poderá identificar para onde está indo o seu dinheiro e, com isso, controlar todo o seus investimentos. Confira algumas dicas para você criar sua planilha e começar a fazer um planejamento financeiro:


01 – Planilha Financeira

Em uma coluna, coloque todas as entradas (salário e ganhos extras como 13°, bonificações e férias) e identifique cada valor. Se preferir, utilize uma cor diferente para identificar as colunas. Em outra, coloque todas as despesas. Durante um mês, pelo menos, anote tudo minuciosamente. Não se esqueça nem mesmo do cafezinho na padaria. Identifique todos os lançamentos para você conseguir criar o planejamento com data e local.
 

Data Item Entradas Despesas
01/01/2016 Salário R$2.000,00
02/01/2016 Gasolina R$100,00

02  – Avalie sua situação Financeira

Junto com toda sua família, avalie a situação financeira e veja pontos que você pode cortar para o próximo mês. Esses cortes vão ajudar você a conseguir conquistar o próximo passo.

03 – Tenha metas

Estabeleça objetivos e metas de curto, médio e longo prazo. Quanto dinheiro você quer guardar por mês? Vai querer viajar na férias? Coloque o valor desejado e planeja suas ações para 2016.

A S.O.S ajuda você

Se você quer controlar seus gastos e ter domínio sobre sua vida financeira, acesse nosso site e confira o curso de Excel para saber mais. Venha para a SOS, o seu caminho de sucesso para o mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Controle seus gastos e crie um planejamento financeiro para 2016 através do excel
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu